Coluna: O melhor jogo do campeonato

Paissandu e Cametá marcaram sete gols e duelaram em alto nível durante os 90 minutos de um confronto aberto e tecnicamente bom. A vitória bicolor foi justa, mas ameaçadíssima pela correta postura ofensiva do visitante, que não desistiu de atacar nem quando era goleado por 4 a 1. Em jogo de intensa movimentação, o Paissandu foi superior nos primeiros 25 minutos e teve a felicidade de marcar dois gols nesse período, com Rafael Oliveira e Sandro. A partir daí, curiosamente, o time pisou no freio e resolveu ficar cozinhando galo na intermediária. Foi a senha para que o Cametá passasse a insistir no ataque. De tanto pelejar, descontou num lance casual. Leandro Cearense ia cruzar, mas a bola desviou no beque e foi na gaveta de Nei. Despertado pelo gol, o Paissandu voltou ao jogo e perdeu duas chances com Mendes e Sandro. O segundo tempo trouxe o Cametá entusiasmado com a chance de empatar e Adelson na vaga do zagueiro Guilherme. O técnico Fran Costa desfazia o 3-5-2, mas mantinha em campo seu pior defensor, Pedro Paulo. Apesar de seus muitos problemas defensivos, o Cametá se saía bem do meio para a frente. Paulo de Tárcio e principalmente Robinho levavam perigo constante com jogadas que acionavam o bom Leandro Cearense. Mas, em dois contra-ataques, finalizados por Rafael Oliveira, o Paissandu fulminou a tentativa de reação cametaense. Aí veio a pasmaceira própria dos que se acham com o boi na sombra. O Paissandu se acomodou e recuou muito depois da saída de Potiguar e Sandro. Além da perda de seus dois jogadores mais técnicos, o time se encolheu na expectativa de seguir explorando os contragolpes. Não deu certo. O Cametá instalou-se no ataque e, liderado por Wilson, seu grande organizador, voltou a acreditar. Balão atormentava a confusa zaga do Paissandu e, aos 43, Leandro Cearense enfileirou marcadores e descontou. Um golaço. Três minutos depois, chutou forte para transformar um placar elástico em derrota honrosa – sim, elas existem. Grande jogo.

Sem atacantes especialistas, o Remo valeu-se da qualidade de seus meio-campistas para superar o Castanhal, pela manhã. Elsinho, Marlon, Tiaguinho e, principalmente, Léo Franco foram fundamentais. E as jogadinhas ensaiadas de Paulo Comelli, também.

Três artilheiros filhos da terra brilharam intensamente na farta 4ª rodada – 18 gols. Felipe, Rafael Oliveira e Leandro Cearense (que é paraense de Castanhal) marcaram três gols, cada. Feliz coincidência.

Seleção do fim de semana: Nei (PSC); Elsinho (CR), Marraketi (IND), R. Morisco (CR) e Marlon (CR); Billy (PSC), Luís André (CR) e Robinho (CAM); Rafael Oliveira (PSC), Leandro Cearense (CAM) e Felipe (Tuna).

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 7)

42 comentários em “Coluna: O melhor jogo do campeonato

  1. O Paysandu só enfrentou equipes sem divisão até o momento e sofreu uma preocupante média de quase dois gols por jogo. O pior é que agora muitos já se arvoram em pedir o retorno do “xerife” Leandro Camilo para “trazer de volta” a segurança à defesa bicolor. Sandro só consegue jogar vinte minutos. A TV, assim como no ano passado, o mostra regressando para o campo de defesa a passo de elefante. Nem sei como consegue chegar. Ao final do primeiro tempo, tirou a camisa e a enorme pança saltou para fora. Concorrente sério para o Ronaldo Gorducho. Deixa evidente o grau de amadorismo a que se chegou para liberarem a utilização de um atleta tão gordo. Está pelo menos dez quilos acima do peso. O Cametá é o melhor entre os pequenos. Não merecia perder do Paysandu. Contra o Remo, mereceu ganhar. Se fizesse um investimento em infra-estrutura para ganhar melhor preparo físico poderia suplantar os gigantes da capital. Seria bom ver o bravo Cametá erguer a taça diante dos titãs decadentes. Remo e Paysandu não estão bem. Capengam, e os times pequenos não aproveitam. O Remo alardeia que nem pensa em título, tão somente na vaga à “sonhada” quarta divisão. Visível sinal de decadência e falta de ambição. O Paysandu festeja vitórias ilusórias. Até quando?

    Curtir

  2. E para variar vai enfrentar outro sem série domingo, mas só que este é metido a querer ser mais do que realmente é, a torcida nem se fala, e olha que não tem um passado tão glorioso como o maior do norte, no máximo uma série C que fazem questão de esconder de qualquer lembrança. O Cametá poderia está melhor colocado, mas não souber fazer o dever de casa.

    Curtir

  3. O melhor jogo do campeonato: Essa irrita qualquer torcedor sem divisão, que contra a clone Águia, foi o que os mesmos ( torcedores) mais disseram.

    Curtir

  4. Gerson, se esse foi o melhor jogo do campeonato enão eu realmente jogo a toalha e assumo (humildemente) que não entendo nada nada de futebol. Sou Papão, mas no RExPA vou pro cinema. Não quero assistir a goleada que o meu time vai levar dos “caras”. Pelo amor de Deus, essa zaga bibocor é a pior que já vi jogar. O meio de campo é lento. O time como um todo (excessão do Messi Potyguar, Rafael Oliveira e Mendes, o novo Robgol) é frio, sem brio, sem garra, sem determinação. Jogam só esperando o tempo passar. O técnico não sabe montar estratégias de jogo, não sabe posicionar jogodor, nada.
    Alguém sabe qual filme bom está passando no Cinema?

    Curtir

  5. Realmente não entendes nada, pode jogar a toalha e ir para o cinema assistir o leãozinho perdido na selva, em cartaz nos melhores cinema da cidade. . O remista encubado!. Só concordo que a defesa é mais fraca que caldo de gó e para isso não precisa entender muito deste ofício e que também esse ataque do leãozinho está mais para passear no Céu Te contar.

    Curtir

  6. CARLOS BERLLI;
    LÁ NO MEU ABAETÉ, PRÁ DESIGNAR ESSA EMPÁFIA, USAMOS O SEGUINTE DITADO ” ELE É METIDO À ARROZ COM CASCA”
    LISÊRA DESSA!!!!

    Curtir

  7. Dennis;
    Nas tuas considerações, talvez não tenhas lembrado, que o técnico também tem algumas responsabilidades, por exemplo, o time pisou no freio, sem a ordem dêle, cadê o esculacho prá reposicionar o time e colocar, as coisa no devido lugar além de mostrar prá toda torcida que ele é quem realmente comanda o time? Escalar o sandro, é uma temeridade, pelo que expusestes e pelo fator “entregação”, esse atleta não serve mais ao GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, a não ser que o Sérgio Cosme já esteja procurando uma desculpa para entregar o lugar caso perca o REXPA;
    Quanto à zaga, entendo que o garoto Tobias é muito melhor que esse laranjeira, e ao Ari, estou estranhando o comportamento dêle, talvez haja amarelado e forçado a tomada do cartão, prá não jogar o clássico.
    Entendo ainda que, o substituto pro Alex Oliveira, não seja sandro nem Marquinhos e sim o garoto Djalma, que está merecendo essa chance.
    ABRE O OLHO SÉRGIO COSME!!!!

    Curtir

  8. Já postei aqui que o último jogo não me agradou, pois o paysandu não consegue trabalhar a bola e articular as jogadas apesar de ter um meio campo com muitos jogadores habilidosos.
    Os gols só saem na base da correria, ou de um ou outro lance isolado de categoria do sandro ou do mendes.

    Características de um time mal treinado.

    Curtir

  9. Jogo de várias boas jogadas (a do Potiguar no 3º gol do Rafael, o lançamento do Sandro que deu origem ao gol que ele próprio fez, a do Billy no 2º gol do Rafael por ex.) e de alguns belos gols (1º e 2º do Rafael, o do Sandro e o do 2º do Leandro). De dizer que a reação do Cametá decorreu do próprio arrefecimento do paysandu quando se viu folgadamente à frente do marcador seja no primeiro, seja no segundo tempo. Tanto é verdade que o desinteresse veio após o dois a zero e após o quatro a um. Ademais, a saída do Sandro e do Potiguar, também contribuíram deveras para a queda de produção ofensiva. Sem contar que o receio do acontecimento de algum imprevisto (contusão, expulsão) que inviabilizasse a participação no Re/pa também contribuiu deveras para a tirada de pé do paysandu. Enfim, o crescimento de produção do Cametá e a encostada no placar não me pareceram decorrentes do impeto e da categoria irresistíveis de seus jogadores. Enquanto o paysandu esteve interessado os bons jogadores do Cametá sempre foram contidos, inclusive pelo goleiro bicolor quando foi necessário. Ontem o Cametá chegou ao seu limite e o paysandu tinha folga no placar decorrente de seu maior potencial o qual deixou de explorar por uma série de motivos. Mais uma vez, se há algum clube que pode conter o paysandu este é o Clube do Remo.

    Curtir

  10. É isso aí, meu caro Gerson!

    Levanta a bola do Paysandu, os bicolores precisam disso para ajudar o FENÔMENO AZUL a encher o OLÍMPICO MANGUEIRÃO. O Fenômeno RE X PA vem aí e, precisa de toda e qualquer ajuda, a sua nem se fala. Então, podes continuar enfeitando o feio.

    Ah…mas tem um detalhe: não foi o Paysandu que pisou no freio, mas o Cametá que pisou no ACELERADOR !

    Curtir

  11. Discordo, caro Cezar. O Cametá estava naquele ritmo desde o começo. Portanto, foi sim o Paissandu que desacelerou achando que a parada estava ganha. Não combinou com os russos e quase entrou pelo cano.

    Curtir

  12. Aos que acreditam no ranking caduco da CBF, ai vai uma mostra da realidade da ultima década. MORRAM DE INVEJA!

    Fonte: Portal ORM, 07/02/2011

    Paysandu está na lista dos melhores da década na América Latina.

    Entre os 184 times relacionados no ranking dos melhores da América Latina na década de 2000 a 2010, o Paysandu é o único representante do Norte do Brasil. O material foi divulgado nesta segunda-feira (7) pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), órgão reconhecido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol).

    O Papão ficou com 322 pontos, sendo o 24º melhor colocado entre os 31 brasileiros, que teve como principal representante o São Paulo, segundo colocado geral, com 1.939 pontos somados. O melhor time da América Latina foi o Boca Júniors, com 2.095 pontos.

    Entre seus critérios, o ranking da IFFHS computa 14 pontos para cada vitória em jogo de Libertadores e quatro pontos para os triunfos no Campeonato Brasileiro da Série A.

    Curtir

  13. Por favor, Gerson, explica pra mim porque você não achou esse jogo do Remo e Águia mais dinâmico e melhor que o de ontem. Seria só porque foi 1 a 0? Sua explicação vai ajudar a me fazer entender melhor o futebol. É exclarecedora.

    Curtir

  14. Gérson, foi um jogo emocionante pelo número de gols, mas, sinceramente, também achei o Remo x Águia, melhor, apesar do magro placar. O PSC, para variar, tem mehor elenco e domingo é favorito, porém a marcação e a velocidade da equipe remista, retiram uma margem maior desse favoritismo. Acho que o empate será o placar.

    Curtir

  15. Cara não acho que o nosso papão será goleado, como você bem disse acima! Penso que ate podemos perder, poís futebol não tem lógica. Lembram da turma do Boca Jr°s, os mesmos disseram quem era o Paysandu ou Papão da Curuzu e, o nosso papão foi lá na Argentina, dentro da Bombonera e quebrou os dentes da boca dos argentinos.
    O futebol não tem lógica, são onze jogadores contra onze, onde tudo pode acontecer menos goleada dos remistas, mesmo que o nosso papão tenha um defesa relativamente fraca, como você disse. Eles não tem um bom ataque e, se agente levar isso ao pé da letra o jogo será 0x0. Minha opnião!

    Curtir

  16. Caro Gerson, venho aqui fazer uma reclamação mais uma vez em relação ao bairrismo da imprensa paraense, em especial da RBA onde hoje lendo o Bola, estava lendo sobre às atuações dos jogadores tanto de Remo, qunto do meu Paysandu, quando constatei que, quem escreveu sobre as atuações de cada jogador de ambos os clubes, pontuou mais em favor dos azulinos doque em favor do Paysandu. Sei que isso e uma reclamação, que para muitos aqui, vai soar como sem fundamentos ou coisa de quem não tem o que fazer, mais e minha opnião e acredito que talvez tenha outros com vontade de falar, mais talvez não tenham coragem de relatar aqui contra o monopolio da nossa imprensa, que pra mim, muito do que e falado ou escrito, todos tem de acatar, mais para mim a ditadura já acabou a muito tempo.
    O lance qu eu reclamo e, a atuação do lateral direito do Remo vulgo Elsinho, que a meu ver não e nada doque muitos da imprensa já falaram sobre ele, eu assisti ao jogo do Remo pela televisão e fui ao estádio ver o meu Papão contra o Mapará e, sinceramente o Cláudio Allax, que pra mim e fraco técnicamente joga muito mais que o azulino e neste ultimo jogo pra mim, ele foi excelente na marcação e principalmente no apoio ao ataque, fazendo bons cruzamentos, tanto que em um deles o Thiago Potiguar fez o gol, coisa que o lateral azulino não conseguiu fazer nem 50% do limitadissimo Allax, então Gerson, o que eu reclamo e exatamente isso a falta de comprometimento profissional de algumas pessoas ligadas a nossa imprensa paraense, leio sempre o Bola poís acho o melhor jornal de esportes de nosso estado, mais muitas vezes me aborreço com certos reporteres, que nunca entraram dentro de campo, ou ate mesmo chutaram uma bola quando garoto, quanto mais assinar um sumula, te dizer em…

    Mesmo e contra tudo e contra todos! Vamos lá Papão, para mais um vitória contra o eterno freguês!!!

    Curtir

  17. Caro Gerson Nogueira, conterrâneo das águas barrentas do Tocantins e ilustre comandante das melhores letras do Futebol Paraense. Mais uma vez venho aqui no teu blog, servindo-me do presente para mostrar um pouco de minha indignação com uma cena que presenciei hoje a noite, por volta das 19:30h., em um supermercado aqui no bairro da Pedreira. Sem qualquer patrulhamento ideológico ou comportamental, venho aqui repudiar a postura de três atletas do Paysandu S Clube (Alex Oliveira, Hadson e Mendes), que em plena noite de segunda-feira estavam com o carrinho de compras abarrotado de pacotes de SKOL BEATS, naquilo que era( posso também estar enganado!!!) o prenúncio de uma bela noitada…Nada contra o consumo de bebida alcóolica ou contra o fato de que, além de atletas os citados jogadores são humanos e falíveis como qualquer um de nós…Mas em semana de REXPA, o clássico mais jogado e mais importante de toda região Norte do país, é atitude no mínimo temerária os atletas assumirem tal postura…Se estariam de folga no dia de hoje e tivessem ” metido o pé na jaca” na noite de ontem, ainda vá lá…Mas em plena noite de segunda-feira, com treinamentos para o dia de amanhã, onde está o profissionalismo de tais atletas de futebol???? grande abraço…

    Curtir

  18. Sai daí baba ovo, ta com inveja é? O Elsinho e o Marlon são os melhores laterais deste Parazão. Tanto é que o Louro, aquele diretorzinho do papinha tentou tirar o Marlon do Remo para jogar nesse timeco do Payssandu.

    Tu estas reclamendo da imprensa de barriga cheia. a imprensa ao meu ver joga ao lado do papinha tanto é que rasga de elogios esse Tiago potiguar e com apenas tres jogos já tava considerando esse timeco como favorito.

    33 jogos (5 anos) apanhando e ainda acha que nós somos freguês? kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é boa.
    Bora ver depois do RExpa quem vai ser o favorito mesmo flw?

    Curtir

  19. Esse jogo do papinha com o Cametá só foi emocionante para a torcida bambiclor pois ficaram aflitos esperando o apito final do jogo.

    Melhor elenco? Aqueles bando de velhos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O Leão vai detonar esse timeco do papinha que só agoenta jogar meio tempo.

    Curtir

  20. PEDRO Maués, deixa os caras beberem em paz. ELES também são humanos e não tem nada de mais fazerem uma farrazinha de vez em quando, ainda mais que não era em véspera de jogo.
    ELES podem beber à vontade, ainda mais que são do Paysandu.
    SE no domingo ganharem o jogo, ninguém nem vai lembrar disso, mas se perderem todos já tem uma explicação.
    A minha opinião é que o Paysandu tem peças mais arrumadas que o Remo, mas em clássico RE-PA, a vitória do Paysandu só é certa se o time do Leão estiver muito, mas muito, muito mesmo, ruim.

    Curtir

  21. TÁ CERTO, todo o time do Paysandu (do goleiro ao n• 11 e mais todos os reservas) são melhores, disparadamente, que o time do Remo. Aliás, estivesse eu aí em Belém, iria votar por completo no time do Paysandu, de cabo a rabo. ?Até conclamo os remistas mais sensatos a fazerem o mesmo.

    E PARA mim, com algumas exceções (p.ex., os setoristas torcedores e um tal Zeca de outra emissora), o pessoal do rádio se esforça para ser imparcial nos seus comentários.
    O PROBLEMA maior dos torcedores do Psc (a grande maioria deles) é que gostariam que falassem 100% bem do time do Paysandu, falassem 100% mal do time do Remo.

    Tá certo, o Remo é um time muito ruim mesmo, não tem atacante e o goleiro é mão-de-lajota, mas eu pergunto: COMO vai ficar se o Remo ganhar do Psc? Vão dizer que o Psc entregou o jogo para derrubar o treinador?

    Curtir

  22. Perfeito comentário, amigo Antonio Lins. Tem mais, o pior é que torcida continua sempre se iludindo,a princípio esperneia,depois volta para o normal,como se tudo estivesse resolvido. Basta uma simples vitória,por mais ilusória que seja ,como vem acontecendo sucessivamente. Aí fica difícil pensar em subir de série. Até quando isso?

    Curtir

  23. Boa pergunta, amigo Valentim. Tou pensando até em transformar em perguntinha do dia, rsss… No ano passado, uma das grandes polêmicas do campeonato foi a lenda de que o Paissandu havia perdido de propósito pro Remo, lembra? A paixão é quase sempre cega.

    Curtir

  24. E por isso que teu timezinho 100 vergonha se encontra 100 divisão seu Zé mané! O que eu quis dizer e, a mais pura verdade em relação ao que acontece dentro de nosso estado. E vocês que reclamam de barriga cheia, pois o time de vocês não tem divisão, não conquista um campeonatozinho paraense já à algum tempo, estão em plenas condições de ficar mais um ano fora da 4° divisão e, mesmo assim a nossa combalida imprensa enaltece o teu time que vive de um passado Esdrúxulo, xóxo, murcho e, mesmo assim enchem a bola dos derrotados, mais o problema que essa bola não consegue ficar cheia, pois a mesma está com um rombo maior doque rombo que o nosso prefeito Duciomar Costa vai deixar para o seu sucessor! Te dizer em, continue acreditando você e seus companheiros sofredores nas histórias contados pelo Paulo Caxiado para ver onde vocês vão parar.

    Domingo e mais uma peia encima do eterno freguês!

    SOFRAM SEM MODERAÇÃO!

    Curtir

  25. Amigo caso você não saiba ler, eu deixei bem claro em meu comentário que, o futebol não tem lógica amigo. Eu ate citei o caso do Paysandu contra o Boca JR°s, para toma-lo como exemplo de onde o campeão dos campeões foi ate a Argentina e despachou e venceu o time argentino. Mais e público e notório que, tanto Paysandu quanto Remo, se encontram em fase de formação inicial de campeonato que ao meu ver e fraquissimo técnicamente.
    Agora e possivel sim que o Remo consiga vencer o Paysandu, mais e claro que não será nada fácil como vocês remistas cantam em verso-e-prosa por ai.
    Mais e nitido que também o teu time, não dispõem de um ataque para ajudar o Remo em uma vitória contra o maior rival, coisa que no Paysandu já dispõem de um matador nato, apesar do mesmo ter passado em branco na partida passada, mais tem um ponto favoravel, o Paysandu tem um segundo atacante que está estraçalhando que e o Rafael Oliveira, este vem fazendo gols desde quando o mesmo estava jogando pelo Ananindeu na primeira faze e, continua mantendo o bom retrospecto, por isso vocês precisam ter cuidado redobrado com o mesmo, sem falar nos outros jogadores de meio de campo.

    Curtir

  26. Que conicidencia amigo, pois encontrei no bairro de Fátima, 4 jogadores do Remo fazendo o mesmo tipo de compras. Vou deixar aqui o nome dos mesmos, Edinaldo, Diego Barros, Ramon e, Marlon.
    A pergunta que não quer calar! Será se tanto os bicolores, quanto os azulinos, estavam indo para a mesma festinha noturna?

    Curtir

  27. Amigo o time do Remo não e ruim todo e, sim algumas peças que ao meu ver não funcionam muito bem, como muitos acham que funcionam tudo bem. Quebrem a cara então!

    Curtir

  28. O PAPÃO COM SUA VELHARA DE 100 KG AINDA É DEZ MELHOR DO QUE O TIME GALINHA AZUL QUE COME OVO E ARROTA CAVIAR…SEM DIVISÃO,SEM TITULOS,SEM CALENDÁRIO….MAS ESTICADO ATÉ O ÚLTIMO FIAPO DO CABELO ,ETA TORCEDORES ILUDIDOS ESSES DO re-mio…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s