Coluna: Bola para quem sabe

Há quem implique com jogadores muito habilidosos. A reclamação mais corriqueira é a de que são “delegados” e querem vencer o jogo, sozinhos. Jamais aceitei essa tendência rabugenta. Prefiro sempre o driblador contumaz ao mediano monótono. Tiago Potiguar, que desarrumou com a defesa da Tuna ontem, ainda recebeu críticas da torcida em alguns lances.
É certo que poderia ter passado mais a bola ou deveria ter caprichado mais nas finalizações. Tudo bem, mas Potiguar também fez o que um time espera de seu principal jogador. Tomou a iniciativa, não se escondeu em nenhum momento, foi incansável nas ações de ataque e ainda fez gol. Fazer mais que isso seria a perfeição absoluta e, como se sabe, isso não existe.
Além de Potiguar, o Paissandu teve outro jogador decisivo. Dois jogos, dois gols. Definitivamente, o tuiteiro Mendes começa a conquistar o coração da Fiel Bicolor. Perdeu duas boas oportunidades, mas deixou sua marca, confirmando a condição de titular, de fato e direito.
Tão desembaraçado em campo quanto nas entrevistas, o atacante repetiu o bom desempenho mostrado em Tucuruí e foi fundamental, junto com Tiago Potiguar, para a terceira vitória do Paissandu no torneio. Potiguar desequilibra, Mendes empolga.
Mas o Paissandu não foi só Potiguar e Mendes. É preciso destacar o trabalho impecável do meio-de-campo, pela dinâmica e variedade de jogadas. Até Alexandre Carioca, normalmente sóbrio, apareceu bastante. Billy e Sandro, porém, funcionaram como os motores da equipe.
Graças ao ritmo ditado pela meia cancha, a partida se tornou incrivelmente fácil para o Paissandu. A Tuna, lutadora desde sempre, pecou no quesito criatividade. Alexandre Pinho, seu armador mais talentoso, não rendeu o esperado e a ligação com o ataque raramente se efetivava.
Não se pode atribuir a Pinho, porém, a responsabilidade maior pelo fraco nível do setor. Léo, Negreti e Welton pareciam travados. Sobra juventude e vontade, mas nem sempre isso basta para vencer.
A partir de avanços organizados e em bloco, o Paissandu imprensou a Tuna durante todo o primeiro tempo. Chutou muito e impôs um cerco competente, alternando cruzamentos e infiltrações. No segundo período, a partida ficou mais lenta. Os lances de área rarearam, mas houve tempo ainda para mais um gol, o de Mendes, mais do que merecido. O Paissandu está com o time quase pronto, mas ainda pode melhorar.
 
Cercado de expectativa pela rivalidade pessoal com o Paissandu, Adriano jogou muito. Pegou até pênalti, fiel às suas características, mas não podia fazer milagre. Apesar disso, se algo não mudar no restante do time, nem o “Paredão” será capaz de salvar a Tuna do desastre.
 
Apesar de alguns informes, o Remo ainda não bateu o martelo quanto ao novo atacante. Rodrigão e Adriano Magrão foram contatados, mas os dirigentes ainda negociam. Até o fechamento da edição, Magrão estava mais próximo de um acordo para defender o Leão no campeonato. 

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 4) 

38 comentários em “Coluna: Bola para quem sabe

  1. Há certos lances que a individualidade tira a paciência ou a precipitação com há oportunidades melhores para dar um desfecho no lance. No 2º tempo Rafael Oliveir, numa situação de contra ataque, tinha opções boas para a direita e esquerda, não lembro bems quais estavam em melhores condições de aproveitar o lance, quando inesperadamente Rafel chutou a fraco e para forra. Mas sem dúvida o jogador arte tem que mostrar a sua habilidade de campo e não deve ser xingado pelos excessos e sim orientado pelo treinador como observações do jogo, coisa que eu acredito quase não acontecer.

    Curtir

  2. Quanto ao Adriano, imagino os apupos que tolerou da galera, mas faz parte do espetáculo pela situação criada quando defendia os sem série. É reconhecidamente um bom goleiro e perdeu muito tempo naquela vitrine pouca ou quase nada percebida. Não entendo como um bom goleiro como ele não se projetou mais na carreira. Talvez supertição, comodismo, sei lá. Ainda há tempo? Pergunto.

    Curtir

  3. É imaginável a dificuldade que a direção do Remo tem sentido para contratar pela fama de caloteiro que o clube tem pelo Brasil afora. Um chegou aqui dizendo que preferia o Leãozinho, escutou algo que não agradou e fugiu. Quando acerta divulga ser gato e quando chega a torcida percebe que é lebre, exemplo típico o ZÉ CLONE e FRONTINE que jogaram em média 5 partidas e não fizeram um golzinho seuqer para lembrar que por aqui passaram. Agora esse Rodrigão sei não, se aceitar deve ser porque está matando cachorro a grito. O mesmo pensamento vai para Magrão, cujo nome pode até favorece-lo e melhor se identificar com o clube e torcida.

    Curtir

  4. Parabéns, amigo Gerson, sua coluna, hoje, de novo, está perfeita. Concordo plenamente. Sobre o jogo treino do Papão, ops, o “clássico” de ontem, Gerson e amigos, tirei algumas conclusões:
    1- A Tuna, como já havia falado, é um time fraco e sem estrutura tática;
    2- Engraçado que depois que o Flávio Goiano “anulou” as principais jogadas do Galvão(como disse ele, no jogo contra o Águia),passa a imprensão que desaprendeu;
    3- Deu pena ver o meu ex- vizinho Alexandre Pinho jogar, num time tão desarrumado taticamente. Aliás, se formoscontar quantas bolas foram alçadas na área do Papão(típico de time de pelada), penso que a Tuna terá batido o record;
    4- O Pinho, com a entrada do Sandro, ele ficou mais perdido ainda, pois nao sabia a quem marcar, se Sandro ou Thiago. Isso acontece, quando o jogador, dentro do campo, ele mesmo tenta perceber quem deve marcar, já que de fora, não deve ter vindo alguma instrução;
    5- O Carlos Castilho, dizia ao técnico da Tuna: A Tuna recuou demais e, antes que ele concluísse, o Flávio disse: É por isso que eu tirei o Alexandre Pinho. Te dizer…
    6- Amigos a Tuna estava perdendo o jogo por 1×0 e, ele tira um Volante e, coloca o Elias. Pra que? Ele perdendo de 2×0, ele tira o Fabinho(pode?) e coloca o Mamão. Pra que? Por fim, pra tuna virar de vez o jogo,ele tira o Lateral Leo e, coloca outro. Te dizer…
    7- O Jogo de ontem, ,me fez lembrar de quando jogava pelada, que quando o time era muito fraco, ficávamos brincando com ele, deixando eles doidinhos. Qualquer semelhança desse time fraco com a Tuna, nao será mera coincidência;
    8- A Tuna é time grande e merece respeito, principalmente de seus comandantes. Contratem logo um bom treinador, antes que seja tarde, para que a Cruz de Malta não caia para a 2ª divisão e,melhor brigue de igual pra igual com Remo e Paysandu. Respeitem seus torcedores.
    9- Quanto ao Papão, é aquilo que sempre falei, está fadado a conquistar o Parazão 2011, pelo elenco que tem. Espero que, com a entrada do Sandro, ontem, o seu técnico perceba de vez que ele não pode ser banco, até para pegar rítmo de jogo o mais rápido possível.
    10- Escolher o craque do jogo, seria cometer uma grande injustiça com alguns jogadores. Billy, Sandro, Thiago Potyguar(novidade…) e Alexandre Carioca(sua melhor partida) se destacaram e muito.
    – É aminha opinião. Vamos, Águia Guerreira.

    Curtir

  5. Gersom eu acredito que é justamente o diferencial que o Tiago possui e sua marca registrada, as vezes ele peca por exceder nos dribles e està passando por uma nova fase que é faxer gols, coisas que ele era muito ruim neste quesito e sim fazer belas jogadas e servir aos companheiros e foi justamente isto que o PSC viu nele quando o mesmo atuou contra o PSC em C. Novos em que o Barbiere colocou dois o marcando e deixando um na sobra e ele ainda se sobresaia dos três com frequência inclusive no primeiro lance do mesmo ele meteu a bola no meio das canetas do Sandro e fou embora e pena que o garoto Clismam em que ele tentou levar em janeiro para Belém os pais não concordaram pois também é muito habilidoso e só tem 14 anos

    Curtir

  6. Gerson, parabéns, nunca é demais elogiar um craque e o Tiago merece todos os elogios, até pq o futebol do Pará estava carente de jogadores com esse quilate desde Iarley, acredito eu.

    Não vi o jogo de ontem, nem na TV nem “ouvindo a clube”. Mas amigos meus me falaram que quem continua destoando do time é o Ari, e que qdo pegar um time mais rápido pode complicar. Tambem acharam o Bryan muito tímido. Mendes deixou bora impressão tb.

    Domingo, faça chuva ou faça sol, Curuzu.

    Curtir

  7. Gilvan, quem me conhece sabe que nunca reclamei dos dribles do Tiago, até pq as grandes jogadas se constroem assim, com tentativas e dribles. Todos devemos deixá-lo a vontade pra que crie.

    Curtir

  8. Fui ver o Lobo Malvado ontem.
    O Tiago está comendo a bola a grama e tudo mais. O homem ontem foi fera radical.

    Curtir

  9. Tiago Potiguar, Mendes, Billy, Sandro e Allax jogaram muito ontem, meu caro Maciel. O nível desses aí faz com que o Paissandu tenha, no momento, o time mais forte do campeonato. E deve subir ainda mais de produção com Vânderson e Alex Oliveira.

    Curtir

  10. Todos babando ovo p/ mucura, todo mundo no oba oba, quando chega no Brasileiro é peia papai, é esse time que quer subir para a serie B, qual desses técnicos que ainda não percebeu que a única jogada desse time é lançar a bola na area, sem criatividade nenhuma e ainda tem gente que diz que foi um jogaço, estava com dúvida p/ esse re x pa pensei que o vizinho tinha um meio de campo bom, mas o único que faz alguma coisa por lá (correr) é o Potiguar, quando pegar um zagueiro melhor ele vai parar de correr tanto e deixar de fazer o único drible que sabe que é cortar para a esquerda, torcedor gosta de ser enganado com esse time que o paysandu estar, subir para a serie B não sei mas descer é bem provável, nunca vi um jogo tão lento a tuna se acorvadou e se tivesse mais abilidade nas conclusões teriam passado fácil por essa zaga fraca, todos ficaram impressionados com a contratação do Ari, o cara está velho e com a sequencia de jogos todos ja sabemos o final, no mais parabéns pela vitória e a esse “timaço” do paysandu, pelo visto não é só o torcedor do Remo que é iludido do outro lado ta pior.

    Curtir

  11. A cada partida chama mais atenção os volantes Alexandre e Billy. Ambos vem desenvolvendo um trabalho importantíssimo no meio de campo, correndo por eles e pelos outros.
    O Brian solta-se a cada jogo e deverá ser o titular dessa lateral esquerda.
    O Mendes é técnico e oportunista, já o Ari, quando não faz penalty perde penalty.
    Quanto ao Potiguar, esse sim dá gosto de ver jogar. É um belo jogador e vai fazer de 2011.

    Curtir

  12. Secadores de plantão esqueçam o Maior do Norte, a briga de vocês é com Tuna, Castanhal, Cametá, e Independente, o Paysandu já tem calendário ate o segundo semestre, o clube que vocês torcem ainda tem que conseguir uma vaga para a “DIFICILIMA” serie D senão, férias prolongadas novamente.

    Curtir

  13. Gil ao meu ver quem apresenta um pouco de perigo é o Cametá, porém para se da bem em cima de Leão o campo precisa estar elameado, então nos resta bater de frente com o maior perdedor do Remo de todos os tempos para que o campeonato possa ter uma emoção a mais, então dia 13/02 vai ser um teste p/ ver se o arco-iris tem um bom time ou não, ja estou na espectativa.

    Curtir

  14. Tiago Potiguar, este sim, conhece; este sim, realmente sabe; este sim, comanda verdadeiramente as jogadas de ataque e consequentemente aparece e muito para para a torcida, pois é voluntarioso e aparece e muito para as tabelas na frente da área, lança seus companheiros, faz jogadas em alta velocidade, faz gols etc. Aliás, às vezes, até ajuda na contenção.
    A boa notícia é que pode ser parado.

    Curtir

  15. Ontem a torcida pegou pouco no pé do Peineirão hehehehehehe

    Mas uma derrota que ele sofre do papão, já está se acostumando.

    Curtir

  16. Gerson o dia que vc tirar o Blog do ar o clone do Berlli vai morrer do coração, o cara fica 24hrs no seu blog, não deve fazer mais nada da vida hehehehehehehehehehehehe

    Bastou o LOP baixar o valor do ingresso que o publico compareceu 7.700,00
    Agora foi preocupante o segundo tempo, deu até sono, o Paysandu tem que melhorar muito.

    Curtir

  17. Anderson só lembrando o Tiago tanto dá o corte para a esquerda como para a direita e eu particularmente conheço poucos com esta criatividade com ambas as pernas, quando o zagueiro pensa ele tem hido embora

    Curtir

  18. Há não ser com falta meu cara Anderson e com relação a possivel contratação de Adriano Magrão como já falei em outro poster é um bom jogados, mas ano passado quando atuou pelo América do RN o seu rendimento não dava nem para pagar a àgua que consumia no clube, não se adaptou a região de clima quente portanto acredito que Belém também tem clima quente e os campos são pessados e isto pode comprometer o seu rendimento e é um investimento muito alto para o risco e eu tinha indicado o Quirino ou Luciano Paraiba só que este último o Baraúnas acabou de anunciar a sua contratação

    Curtir

  19. Gostei da atuação. O time visivelmente dosou o ritmo no segundo tempo, depois do gol do Mendes. Se fosse necessário, voltaria a jogar no ritmo inicial.

    Curtir

  20. Sim meu caro Anderson pede para o presidente do teu time entrar em contato com Mérica ex-presidente do Potyguar que é o procurador e contrata o garoto Juninho tem o mesmo estilo de jogo do Tiago, pelo menos aumenta a rivalidade

    Curtir

  21. Gerson, estou pensando em gozar minha licença especial e por isso me ausentar do Blog por determinado tempo. Posso entrar coma documentação?

    Curtir

  22. Via o jogo pela tv e ouvia a narração do Ronaldo Porto, quando aconteceu o lance mais eletrizante da partida e que faz do rádio algo absoutamnete imprescindível para o futebol.
    Tiago pegou uma bola pelo lado esquerdo, ainda no seu campo. Foi pra cima de um adversário e passou. Quando chegou o segundo, deu-se o êxtase: ele lançou a bola pra ele mesmo na entrada da grande área da Tuna com dois marcadores enfileirados correndo atrás dele.
    Infelizmente, o gol não saiu porque a conclusão não foi nem cruzamento nem chute a gol, passando entre o Mendes e a trave esquerda do Adriano. Mas serviu para provocar um súbito engasgo no narrador, que logo recompôs-se e realçou espontaneamente o brilho da jogada.

    Curtir

  23. Foi bom, mas pode ser melhor, é a síntese do seu cometário Gerson, agora, o Jorge Paz comentou um lance que se fosse gol mereceria placa e outro lance a ser lembrado foi o passe do Sandro para o Claudio Alax, quando surgiu o segundo gol, passe de trinta metros, só craque faz daqueles, aliás me lembrou o passe de cara torta que ele deu pro Yarlei no La Bombonera.

    Curtir

  24. Sobre o clone, ele ainda se dá o luxo de ter várias identidades, e o pior conversa com ele mesmo, se blog acabar ou ele morre do coração ou pira de vez.

    Curtir

  25. COMO PODE O REMO DISPENSAR UM GOLEIRO COMO O ADRIANO???
    O CARA PEGA ATÉ PENSAMENTO,POXA ACHO QUE ESSA COMISSÃO TECNICA DO REMO É CEGA,SÓ PODE,E O LOPES MÃO DE DE LAJOTA???É MUITO RUÍM.

    Curtir

  26. Perfeito Otávio. Precisão e visão de jogo. Se o Allax fosse um pouco mais resoluto poderia ele mesmo ter ido na cara do gol. Apesar de que visão de jogo pro Sandro não deve ser problema já que o cara tem uma cabeçorra e um par de olhos esbugalhados e proporcionais ao tamanho da cabeça.

    Curtir

  27. Como jogador diferenciado, se esperava muito mais dele, os outros são os outros. Nessas horas que se mostra liderança e chamava o jogo pra ele, não concorda Manoel lima?

    Curtir

  28. Assisti pela manhã num programa apresentado por um cara que passa meia hora pra falar uma palavra,acho que tinha um sobrnome de FILHO no canal local da BAND.SINCERAMENTE G. N não consigo ver essas qualidades nesse goleiro.CONCORDO com sua síntese,o PAPÃO TEM UM MEIO-CAMPO CRIATIVO,COM SANDRO ,ALEX E POTIGUAR ….TEM UM ATACANTE DEFINIDOR,O JOGO FOI BOM ,O PAPÃO PODERIA TER FEITO MAIS DOIS….MAS DIZER QUE ESSE GOLEIRO É BOM É DEMAIS.ELE NÃO PEGOU O PENALTY ,O MEU AMIGO ELÓI TAVA CERTO ,O JOGADOR DO PAP~ÇAO ATRASOU A BOLA PRA ELE. E ELE TEM MÃO DE PIRULITO,DUAS BOLAS PASARAM POR ENTRE SEUS DEDOS ,UMA SE CHOCOU NA TRAVE E OUTRA ,FOI PRA FORA,É UM GOLEIRO RAZOÁVEL APENAS.BOM MESMO É O FÁVARO.O NEY É RAZOÁVEL TBM.BOM MESMO É O MACOS DO PALMEIRAS ,O MELHOR GOLEIRO QUE VI ATUAR DEPOIS DO ARGENTINO FILLOL.

    Curtir

  29. A visão bicolor é turva demais, a sua frente, são perturbados por uma tal de listra azul e, o restante é envolvida por um branco-sego. Taí, o motivo de tanta ausência de percepção. Para eles, na falta na falta de clareza, o melhor é definir o nublado como suas verdades absolutas.

    Ingenuidade ou protuberância comportamental ! ?

    Curtir

  30. A VISÃO re-mioista é ESCURA DEMAIS A AUSENCIA DE PERCEPÇÃO É TÃO PROTUBERANTE QUE ELEGEM QUALQUER razoavel e mediano em CRAQUES.A RESPOSTA PARA ESSES ILUDIDOS QUE CREEM EM PAPAI NOEL É …INGENUIDADE E herança deficiente comportamental.NA MOSCA.EM TEMPO;PARABENS AO PAPÃO ,NA DATA DE “SEMTERNADA”DO re-mio QUEM MERECE PARABENS É O PAPÃO ,O MELHOR DO NORTE E DA AMAZONIA…..

    Curtir

  31. E esta semana algumas noticias surgiram em C. Novos em que Gustava Carvalho presidente do América juntamente com Alex Padang dono da banda Cavaleiros do Forró e idealizador do Carnatal estariam disposto a investir pesado no Currais Novos Esporte Clube uma outra equipe de futebol Curraisnovense que está inativa há alguns anos para decobrir novos valores, ai fica pergunta se a região não tivesse este potencial eles iriam deixar de investir no América que já tem toda uma infra estrutura para arriscar no interior do estado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s