Vox Populi: Dilma à frente de Serra

Por Vinicius Sassine, do Correio Braziliense

A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Vox Populi. O levantamento traz a petista com 37% das intenções de voto, em empate técnico com Serra, que tem 34% na pesquisa estimulada. A margem de erro do levantamento é de 2,2%, para mais ou para menos.

Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos no levantamento. Num eventual segundo turno, Dilma e Serra também estariam tecnicamente empatados, com 40% e 38%, respectivamente, dentro, portanto, da margem de erro de 2,2%.

A pesquisa de intenção de voto espontâneo – quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar – também aponta a liderança de Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos. A candidata do PV, a ex-ministra Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada de intenção de voto, com 7%.

O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Lula em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto, o que confirma a popularidade do presidente (mesmo sem poder se candidatar a um terceiro mandato, Lula é citado pelos eleitores). As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010. As duas mil pessoas foram entrevistas entre os dias 8 e 13.

16 comentários em “Vox Populi: Dilma à frente de Serra

  1. Os demotucanos devem entrar com mais uma ação na justiça eleitoral, dessa vez contra o Vox Populi. Uma hora dessas será a vez do Datafolha – que não é besta de “ficar de fora”. Em outubro próximo a ação judicial será contra a imensa maioria do povo brasileiro.
    A cambada conservadora continuará agindo segundo dizia o Nelson Rodrigues: “os fatos …ora os fatos, que se danem”.

    Curtir

  2. Quem elege o governante é o POVÃO, portanto, o candidato deve olhar e fazer por ele. A elite não precisa de governantes, a não ser aqueles que gostam de mamar nas testas do governo. Não me venham com Almir, pelo amor de Deus? Se o pescador não vier com obras não feitas, mas bem pagas, pode até ser!”!!!

    Curtir

  3. Defendo a tese do voto nulo enquanto for obrigado votar e enquanto não se fizer uma reforma política séria. Por que será que nos EUA e na Inglaterra só dois partidos se mantém? Entre escolher o menos incompetente e o mais corrupto, prefiro me abster dessa promiscuidade política, desse troca troca de partidos, desses conchavos interesseiros (interesse não da população em geral), já votei em PMDB, PSDB e PT e nada de diferente vi…infelizmente morreram os políticos contra os quais nada se falou de mau: Ulysses, Tancredo e Covas.

    Curtir

    1. Nos países onde o voto é distrital a tendência é a concentração em dois partidos – por razões óbvias.
      Os mortos viram mitos – procure saber (em fonte crítica) sobre a vida do Tancredo. Tanto quanto!

      Curtir

      1. Boa, Vicente ! O problema é que alguns repetem o que ouvem falar, sem se preocuparem em ir a fundo na informação recebida. É mais prático, mais cômodo. Esquecem que não há verdade absoluta. A revolução social promovida por “Lula-lá” é internacionalmente conhecida e aplaudida, além de necessária para aqueles que, com ela, sairam do esquecimento. Somente aqueles que se dizem “intelectuais” e os xiitas é que teimam em dizer o contrário. Talvez por não admitirem que o Caboco, sem a formação (ou deformação?) de Serras e FHCs da vida, faça tanto por tantos.

        Curtir

    2. No Reino Unido existe uma forte mobilização popular para que haja reforma política! Os britânicos não estão satisfeitos com o atual modelo eleitoral.

      Curtir

  4. Quando imparcial, gosto do noticíário político. Não facciosos, gosto também dos que se propõem analistas políticos.
    Evito ler os engajados, mas reconheço-lhes o direito de preferencia quanto suas linhas políticas e seus candidatos preferidos.
    Na cronica esportiva o critério tem que ser igual. Mesmo o torcedor sem “amarras” de nornas e códigos, mas usando espaços de veículos sociais, tem compromissos com regras sociais (não codificadas, mas exigidas).
    Mas, como nunca se escreveu tanto nesse país, tenho que aceitar Millor Fernandes quando afirna ” Livre pensar é só pensar ‘ se completo: sem direito a divulgação.

    Curtir

  5. Muito legal! Com certeza a Data-Folha e o Ibope agora desejarão processar a Vox Populi como fizeram com a Senus….mas quem deveria ser processado são eles, o Ibope e o DataFolha.

    Curtir

  6. Gente, fiquem calmos. Almir Gabriel já era, Jatene tambem!

    Juntando os dois, não valem a baba de Ana Júlia.

    A Tia Dilma vai ganhar sim! vocês vão verem!

    Curtir

Deixe uma resposta