Adversários na Taça Libertadores a partir de quarta-feira, Flamengo e Corinthians estão empatados tecnicamente em torcedores, apontou a mais recente pesquisa do Datafolha sobre os times preferidos dos brasileiros, conforme informa a reportagem de Rodrigo Bueno, desta terça-feira, na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Na pesquisa, 17% disseram que torcem pelo Flamengo – esse número era 19% em dezembro de 2009. Já o Corinthians possui agora 14%, antes era 13%. Assim, caracterizou um empate técnico entre as duas torcidas, considerando a margem máxima de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram realizadas 2.600 entrevistas em 144 municípios pelo Datafolha entre os dias 15 e 16 de abril. Pessoas com 16 anos ou mais opinaram. É a primeira vez, desde 1993, quando iniciou-se o estudo pelo Datafolha, que o Corinthians atinge 14%. E sua supremacia sobre o Flamengo ocorre na região Sudeste do país; no Sul, empate técnico; no entanto, no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, os cariocas têm larga vantagem. O São Paulo tem a terceira maior torcida do Brasil, com 8% da preferência. O Palmeiras é o quarto, com 6%, o que também configura um empate técnico. A mesma situação é identificada entre o time alviverde e o Vasco, quinto colocado, com 4%. Grêmio e Inter aparecem na sequência com 3%, mesma porcentagem do Cruzeiro. Atlético-MG e Santos, rivais pela Copa do Brasil nas quartas de finais, aparecem logo depois com 2% cada. Chama a atenção também o alto número de pessoas que não torce para nenhum time: 25% do total de entrevistados, isto é, 650 pessoas. (Com informações do Folhaonline e ESPN)
O Datafolha a cada dia se complica mais. Depois dos 10 pontos pro Serra, agora vem com esse empate entre Flamengo e Corinthians. E quando já que Remo e Paissandu têm menos torcedores que Sport e Vitória? Ou, pior ainda, menos que a Portuguesa?!!? Para arrematar, uma outra inversão grave para quem conhece o futebol mineiro: o Cruzeiro pode até ter mais torcedores que o Atlético-MG, mas jamais o dobro da torcida.


Deixe uma resposta