O torcedor nem sempre tem a oportunidade de ver bons jogos disputados por emergentes no Parazão. São eventos ignorados pela transmissão da TV no proclamado campeonato da interiorização e vítimas de mal disfarçado menosprezo, a começar pelo horário esquisito em que são encaixados. Foi o caso do clássico interiorano Ananindeua x Águia, ontem à tarde, no estádio Baenão.
Sob um mormaço de savana africana, os jogadores se lançaram à disputa com disposição de quem disputa taça. Mas, além da transpiração, as poucas testemunhas (190 pagantes) foram brindadas com um futebol de bom nível, praticado por alguns jogadores que poderiam estar vestindo as camisas de times das séries A ou B.
No primeiro tempo, a vontade superou a técnica e a pontaria foi atropelada pela afobação. Ainda assim, os dois lados proporcionaram jogadas inspiradas, próprias de equipes bem treinadas. O único gol saiu no minuto final, em escanteio cobrado por Soares com a perícia habitual, mas não se diga que faltou movimentação e chances de gol. Só o centroavante Jales, do Águia, desperdiçou três grandes oportunidades.
O melhor estava por vir no segundo tempo. Logo a um minuto, a rede voltou a balançar, em jogada dos espertos Canu e Marituba, com finalização deste último. Com o empate, o Ananindeua marchou resolutamente para a vitória. Ea começou a acontecer aos 7 minutos, com Mocajuba. Técnica e precisão no arremate.
O torcedor não teve nem tempo de se distrair. Dois minutos depois, nova igualdade. Lance executado por Tiago Marabá, que deu assistência milimétrica para o lateral Aldivan desviar do goleiro e balançar o barbante. O Águia estava de novo no jogo, disposto a perseguir a vitória.
A partir daí, descortina-se um cenário que agrada a todo torcedor. Disputa aberta, visando sempre o gol. Defesas sob pressão contínua. E aí o técnico Luís Oliveira saca seu grande trunfo, que estava no banco de reservas: o arisco Joãozinho, que já foi do Remo, mas que só se sente verdadeiramente em casa quando defende as cores do Ananindeua.
Pisou no gramado e foi logo infernizando a zaga marabaense. Numa tabelinha perfeita com Marituba apareceu, de repente, diante do goleiro Alan. Sem embaraço, tocou de lado para desempatar. João Galvão lançou mais um atacante (Márcio Rogério), tirou Tiago e seguiu rondando a área do Ananindeua, sem furar o bloqueio. Joãozinho, ao contrário, era implacável: saltou com os beques e usou a cabeça no quarto gol.
O placar ainda seria movimentado, por Daniel, em cabeçada elegante, diminuindo a diferença. Gustavo, nos acréscimos, mandou bola na trave, mas o Ananindeua não deixou escapar o triunfo. Por justiça, deve-se registrar que, além de todos os citados, o espetáculo teve também participações especiais de Cledir, Fabinho Paraense, Gil e Analdo.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 22)
Realmente, Gerson, foi um bom jogo. Os dois times jogaram pra ganhar.
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira e amigos do blog;
Assisti, pelo portal cultura, alguns lances desse jogo, realmente muitíssimo movimentado e com muito bons jogadores. leves, lépidos, quase precisos nas finalizações, a afobação, como bem citastes, atrapalhou.
O gajo, recuperou o conceito(arrojado ou aloprado? ainda não defini, vou aguardar um pouco mais.), arranhado, após a goleada sofrida no jogo anterior.
Concordo contigo Gerson, quanto ao Menosprezo dispensado aos clubes menores, porém, Eles só fazem balançar a cabeça para o ACN, tal qual vaquinhas de presépio, então, fazer o quê? Eles, acabaram de aclamá-lo para mais quatro anos à frente da FPF.
A tal interiorização a que te referes, como percebemos é, e sempre foi um engôdo, que serviu para lastrear a permanencia do ACN à frente da Federação. Tal qual o Teixeira, Ele quer eternizar-se no comando da FPF e quando sair de lá, pela senilidade, só vejo essa possibilidade, ainda vai deixar o genro ou o filho.
Aguardem e fiquem espertos, cartolas coniventes, ou serão negligentes, omissos talvez, quem sabe? só nos resta aguardar.
CurtirCurtir
Esse é o futebol.
Na segunda o Aananindeua não entrou em campo. Ontem sobrou no jogo.
CurtirCurtir
Correção: Entrou em campo, sim! Ocorre que lá havia um leão faminto à sua espera. Daí…
CurtirCurtir
A culpa foi, é e sempre será da FPF..Até quando ?
CurtirCurtir
Mais ainda a valorizar a vitória do Remo. Muitos aqui tentaram criar a idéia de que o Ananindeua seria o Íbis paraense, subestimando a vitória do Remo. A Tartaruga provou ontem em campo que precisa ser respeitada. Venceu de uma equipe que pode estar passando por um mal momento, mas em ternos nacionais, é a segunda força paraense pelo fato de ter se mantido na Série C junto com o PSC e o São Raimundo ter disputado a Série D (obviamente que para 2010, isso mudará). Vamos esperar o difícil jogo do Remo contra o Cametá para tecer opiniões menos precipitadas sobre o plantel do Remo e a capacidade de Sinomar. No momento, ainda insisto, o PSC tem melhor plantel e favoritismo ao bi. A evolução do campeonato poderá mudar ess quadro. Qualquer opinião segura é mera especulação.
CurtirCurtir
Caro Gerson, assistí aos 2 jogos do Águia e o que ví me preocupou. No primeiro, um time sem esquema de jogo e todos querendo resolver o problema se perderam em campo e pior, com 1 a mais . No segundo, percebeu-se a falta de 1 homem de área finalizador competente e mais, não se marcou devidamente o veloz Joãozinho. Parece que só o Galvão não viu. Em 22.01.10, Marabá-PA.
CurtirCurtir
De fato, Luís. O Águia de ontem (não vi o jogo de Cametá) é um arremedo daquela equipe aplicada e organizada de outros tempos. Diga-se, em defesa de João Galvão, que os atuais jogadores (à exceção de Daniel, Victor e Tiago) são inferiores tecnicamente aos de 2009 e 2008. Não gostei do centroavante Jales, marcado com facilidade pelo Ricardo Henrique, e achei o trio de zagueiros aguianos muito atrapalhado. Pior ainda quando Galvão tirou Darlan e deixou a dupla Edkléber e Charles, totalmente envolvida pelo moleque Joãozinho.
CurtirCurtir
E cedo, mas nao tenho medo de apostar: o Papao tem o melhor plantel, mas nao tera tempo pra ser campeao, porque o campeonato e curto; logo o Leao sera campeao.
CurtirCurtir
Aonde chegamos . Bom jogo….
CurtirCurtir
Aonde chegamos. Bom jogo……..
CurtirCurtir