Depois de muita escaramuça jurídica, o Campeonato Paraense de 2010 começa neste domingo, com duas partidas. Às 16h, na Curuzu, o Paissandu defende o título estadual contra o Independente Tucuruí. Às 17h, no Parque do Bacurau, o Cametá, campeão da primeira fase, enfrenta o Águia de Marabá.
Desde 1989 o título paraense tem sido conquistado somente pela dupla Re-Pa. São 13 títulos do Remo e oito do Paissandu. O último “intruso” nessa disputa particular foi a Tuna, em 1988. O ano de 2010 pode marcar o fim de um tabu quase secular. É que, até hoje, somente um clube conseguiu conquistar o título do Paraense além do trio Remo, Paissandu e Tuna: a União Esportiva, que se sagrou campeã em 1909 e 1910.
Desde então, os três clubes mais tradicionais do Estado têm se revezado. O Papão é o maior vencedor, com 43 conquistas. O Leão vem a seguir, com 42. A Tuna foi campeã em dez oportunidades, mas neste ano ficou novamente na fase seletiva.
A primeira rodada do Parazão será completada no decorrer da semana que vem. O Remo estreia contra o Ananindeua, na segunda-feira, às 20h30, no Baenão. E o São Raimundo, vice-campeão estadual e campeão da Série D, recebe o Santa Rosa, na quarta-feira, às 15h30.
Gerson, se o Paysandu tivesse ficado com o Nasareno e companhia, apostaria tudo no Cametá ou no Águia. Como o Papão se organizou, trazendo primeiramente um bom técnico, não tenho dúvidas: O Papão será o Campeão Paraense de 2010, com Águia ou Cametá, sendo o Vice. Anotem.
CurtirCurtir
Vou esperar primeiro o jogo de amanhã para avaliar se o Paissandu merece mesmo esse favoritismo teórico. Ainda acho que o Remo, se Vélber e Samir se entenderem, pode surpreender. Por fim, vejo S. Raimundo e Cametá um degrau acima do Águia neste momento.
CurtirCurtir
Não vejo possibilidades de um time do interior vencer o campeonato, se fosse apostar em um azarão apostaria no SR pelo time e pela torcida que parece de time de massa.
Tb acho que o Papão arranca como franco favorito, pelo plantel que tem. Vamos vê com a bola rolando.
CurtirCurtir
Cláudio, o Paysandu não está organizado ainda. O time está desentrosado e sem condição física, além de ter muitos velhos. A folha fora da nossa realidade, aliada ao aumento no bloqueio da justiça pode criar sérios problemas. O ingresso, também fora da realidade, a 20 reais, é outro empecilho. Se superar os problemas financeiros, pode ser que o time se arrume, mas apenas no segundo turno. Um início ruim de primeiro turno, devido à desorganização é outro fator grave que pode prejudicar muito o bicolor em sua caminhada.
CurtirCurtir
Torço e acredito que o Cametá será o campeão,kikikikikiki….
CurtirCurtir
Concordo Gerson que o fraco time do Remo e favorito, porque o bicola nao tera tempo. E se o Leao faturar o classico, havera outro tabu a ser quebrado.
CurtirCurtir
Para o bem do futebol Paraense, essa e’ a devida hora dos grandes se firmarem, e meterem o cacete nesses nanicos todos.
O seu Raimundo no dia em que se tornar um Clube organizado, pode ser, que venhar a por um caneco na prateleira, por hora segue sendo mais um e nada…
CurtirCurtir
Sem dúvida que o time azulino é fraco, tendo em vista a necessidade de conquista para 2010, além do tempo que tiveram para montá-lo. No entanto, apontar um favorito entre RE x PA beira a fuga da Razão. Se, do lado do Leão existe o fator “Se”, do lado bicolor também é verdadeira essa existência, do “Se”.
Portanto, será nas 4 linhas que serão segregados as crianças dos homens! E ao final desse processo, espero que o Leão seja o campeão.
CurtirCurtir
O mais importante para o Remo no momento é se classificar para a Série D e ganhar dinheiro na Copa do Brasil para ter direito a existir no 2º semestre. Isso é o que importa. Se for campeão, melhor, mas não deve ser esse o objetivo principal, caso contrário perde o foco.
CurtirCurtir
Gerson depois dessa “escaramuça jurídica” que você falou espero que tenhamos um bom campeonato, só lamento pela falta da Tuna que há muito tempo deixou de ser grande.
Quanto a dupla Remo e Paysandu, acho que vão decidir o título novamente.
CurtirCurtir