Rio 2016 faz mais sentido, diz NYT

Da Folhaonline

A candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 é a que, provavelmente, faz “mais sentido economicamente”, segundo reportagem do jornal americano “New York Times” publicada nesta sexta-feira. O Comitê Olímpico Internacional vai decidir nesta sexta-feira, em Copenhague, a cidade-sede dos Jogos de 2016. Além do Rio, concorrem Chicago, Madri e Tóquio.

Segundo o jornal, a maioria dos candidatos manteve os custos em um nível razoável, com Chicago prometendo financiar os Jogos com o setor privado, Madri afirmando que 80% das instalações já estão construídas, ou estão em construção, e Tóquio prometendo que seu investimento em tecnologia verde vai trazer dividendos.

“Enquanto isso, a proposta do Rio de US$ 14,4 bilhões está acima das outras em termos de custo. Estranhamente, no entanto, é provavelmente a que faz mais sentido econômico, mesmo com o investimento público necessário para os transportes e segurança aumentando significativamente as despesas.”

“O Brasil tem uma economia em desenvolvimento impulsionada pelas commodities, que tem se saído bem apesar da desaceleração global. Sua dívida recentemente recebeu grau de investimento. E é um lugar populoso: o custo das Olimpíadas representa apenas 1% do PIB”, diz o jornal.

2 comentários em “Rio 2016 faz mais sentido, diz NYT

  1. Assino embaixo no que disse o HAROLD…
    Pelamordedeus! As instalações do PAN do Rio estão às traças! O Engenhão é um Mamute!
    E ainda tem mais: o Engenhão não será utilizado no Rio-2016. Pode?
    Sempre que nossos políticos estão muito risonhos, isso significa que eles estão ficando mais ricos… Sou contra!

Deixe uma resposta