Globo tem “planos” para Marina

Do blog de Altino Machado – 21.08.2009

Orientações específicas da direção do jornal O Globo para a cobertura da campanha de Marina Silva: mantê-la presa ao tema ambiental, destacar todas as declarações que a contraponham a Lula e a Dilma, apresentá-la como uma candidata idealista, dar destaque a declarações de militantes e aprofundar a ruptura com o PT.

– Acaba de ser criada a “Editoria Marina Silva” – afirma uma fonte. Já aconteceram duas reuniões informais -na quarta-feira e ontem- das quais os editores saíram dando dicas, o que evidencia tratar-se de um plano que vem de cima.

Querem inflar a candidatura dela, mas marcando-a como alguém fora da realidade. Mais ou menos o mesmo que fizeram com Fernando Gabeira na eleição do Rio. Também fizeram com Carlos Minc, chamando atenção para os coletes dele e esquecendo a questão ambiental. No caso de Marina Silva, provavelmente vão dar destaque à questão ambiental para evitar levar o debate para o tema do modelo econômico.

No tema ambiental, tem saído várias reportagens nos jornais paulistas elogiando José Serra nessa questão, o que certamente equivale a uma vacina anti-Marina Silva. A Justiça bloqueou as obras do Rodoanel em São Paulo por conta de irregularidade nos pagamentos, mas existem ações por questões ambientais obstruindo o projeto e os jornais omitem.

A ex-seringueira e ex-ministra do Meio Ambiente hoje já é manchete do Globo: “Marina diz que Lula é insensível a causas sociais”. A Rede Globo sabe o que está fazendo. É muito fácil marcar Marina Silva como uma mulher idealista e fora da realidade. Basta pinçar umas frases, como costumam fazer as editorias de política, ou entrevistar alguns dos assessores dela, ou mesmo o Fernando Gabeira.

4 comentários em “Globo tem “planos” para Marina

  1. Isso foi feito em 2006 com a candidatura de Heloísa Helena. Aliás, Marina vai oucupar o papel que era de Helóisa e é capaz de atrair o PSOL para uma aliança nacional com o PV.

  2. Não tenha dúvida… quando eu vejo o oba-oba em torno da Marina, que é indiscutivelmente uma personagem interessante, não consigo deixar de lembrar da célebre frase do Otto Lara Resende: as esquerdas só se unem na cadeia, e olhe lá… já a direita, joga unida sempre. Aliás, já reparou como não apareceu nenhum candidato do espectro centro-direita para atrapalhar a caminhada de Serra? Tudo matematicamente calculado, como diria Chapolin Colorado…

  3. mas nem na cadeia Gerson! a esquerda nao se entende, pelo fato de uma parte dela ter cambiado no rumo da direita.

    Agora Gerson, a politica praticada pelos da direita nunca muda de lado, nunca!

  4. Marina, Marina, morena, você se pintou…

    Marina, você já é bonita com que Deus lhe deu…

    … rsrsrs …

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta