Botafogo, 105 anos

Botafogo1968-1

A SeleFogo: Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas, Waltencir, Carlos Roberto, Gérson, Rogério, Roberto, Jairzinho, Paulo Cesar. Técnico: Zagallo.

Por Mauro Cezar Pereira, da ESPN

Hoje, 12 de agosto, a fundação do Botafogo Football Club completa 105 anos. Já em 8 de dezembro de 1942 houve a fusão com o Club de Regatas Botafogo, originando a agremiação como ela é até hoje: Botafogo de Futebol e Regatas. Em tempos difíceis, bairristas e desinformados costumam diminuir o clube da estrela solitária. Desnecessário repetir a história do Glorioso, suas conquistas, craques que fizeram história na seleção, etc. Todos os que se interessam um pouco por futebol conhecem a bela trajetória alvinegra. Fato é que há sete anos o Botafogo estava no buraco, rebaixado à Série B e sem comando, afundado em dívidas. Bebeto de Freitas, com erros e acertos como qualquer um, tirou o clube do atoleiro e Maurício Assumpção, que o sucedeu, segue com um trabalho de reestruturação. O Botafogo tem futuro, tem perspectivas, falta apenas a torcida apoiar mais, aparecer no estádio, frequentar o Engenhão. É a melhor maneira de calar os que não acreditam na estrela solitária.

7 comentários em “Botafogo, 105 anos

    1. Realmente, Marco, se houvesse Lei Pelé essa linha atacante aí (Rogério, Gerson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César) jamais seria mantida por mais de um campeonato.

    1. Obrigado, meu caro amigo. Postei essa foto por considerá-la simbólica de um dos melhores momentos do Fogão, justamente quando comecei a acompanhar futebol mais atentamente.

  1. Apesar de ser flamenguista, admiro muito e tenho extremo respeito pelo clube da Estrela Solitária (aliás, alguns jornalistas esportivos e especialistas em design o consideram um dos escudos mais bonitos do mundo, no que concordo plenamente). O Botafogo, junto ao Santos, são clubes ícones da memória do futebol brasileiro, de um tempo onde cada equipe (e aí incluo os nossos Remo, Tuna e Paysandu) tinha um craque, um fora de série (ou até mais de um, ou até onze…).
    Infelizmente não se pode dizer o mesmo das equipes do futebol nacional, é uma pena…

  2. Também acho o fogão uma agremiação simpática… Na época deste time da foto foi que comecei a gostar do futebol carioca. Diria que este é um time BOM, se formos fazer a media: Defesa fraca, Meio de campo bom, Ataque ótimo. Lembro que na época me tornei tricolor por 03 motivos: Acho bela aquela combinação de cores; O hino do Flu é lindo e solene (junto ao do Corínthians, são os únicos hinos concebidos em tom menor) e, por último, nessa época o Flu ganhava títulos ano sim, ano não. Parabéns e glórias ao Fogão.

Deixe uma resposta