A SeleFogo: Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas, Waltencir, Carlos Roberto, Gérson, Rogério, Roberto, Jairzinho, Paulo Cesar. Técnico: Zagallo.
Por Mauro Cezar Pereira, da ESPN
Hoje, 12 de agosto, a fundação do Botafogo Football Club completa 105 anos. Já em 8 de dezembro de 1942 houve a fusão com o Club de Regatas Botafogo, originando a agremiação como ela é até hoje: Botafogo de Futebol e Regatas. Em tempos difíceis, bairristas e desinformados costumam diminuir o clube da estrela solitária. Desnecessário repetir a história do Glorioso, suas conquistas, craques que fizeram história na seleção, etc. Todos os que se interessam um pouco por futebol conhecem a bela trajetória alvinegra. Fato é que há sete anos o Botafogo estava no buraco, rebaixado à Série B e sem comando, afundado em dívidas. Bebeto de Freitas, com erros e acertos como qualquer um, tirou o clube do atoleiro e Maurício Assumpção, que o sucedeu, segue com um trabalho de reestruturação. O Botafogo tem futuro, tem perspectivas, falta apenas a torcida apoiar mais, aparecer no estádio, frequentar o Engenhão. É a melhor maneira de calar os que não acreditam na estrela solitária.
GERSON, nessa “BELLA EPOQUE”, havia LEI PELÉ ???
Realmente, Marco, se houvesse Lei Pelé essa linha atacante aí (Rogério, Gerson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César) jamais seria mantida por mais de um campeonato.
Gérson, parabéns a todos (as) os (as) botafoguenses desses país.
Obrigado, meu caro amigo. Postei essa foto por considerá-la simbólica de um dos melhores momentos do Fogão, justamente quando comecei a acompanhar futebol mais atentamente.
Apesar de ser flamenguista, admiro muito e tenho extremo respeito pelo clube da Estrela Solitária (aliás, alguns jornalistas esportivos e especialistas em design o consideram um dos escudos mais bonitos do mundo, no que concordo plenamente). O Botafogo, junto ao Santos, são clubes ícones da memória do futebol brasileiro, de um tempo onde cada equipe (e aí incluo os nossos Remo, Tuna e Paysandu) tinha um craque, um fora de série (ou até mais de um, ou até onze…).
Infelizmente não se pode dizer o mesmo das equipes do futebol nacional, é uma pena…
* Infelizmente hoje não se pode dizer o mesmo das equipes do futebol nacional, é uma pena…
Também acho o fogão uma agremiação simpática… Na época deste time da foto foi que comecei a gostar do futebol carioca. Diria que este é um time BOM, se formos fazer a media: Defesa fraca, Meio de campo bom, Ataque ótimo. Lembro que na época me tornei tricolor por 03 motivos: Acho bela aquela combinação de cores; O hino do Flu é lindo e solene (junto ao do Corínthians, são os únicos hinos concebidos em tom menor) e, por último, nessa época o Flu ganhava títulos ano sim, ano não. Parabéns e glórias ao Fogão.