Por Tonico da Bocaiúva, o mais indomável dos bicolores:
Não sou de festas, ademais, mesmo bicolor desde o nascimento (e vou carregar essa cruz até a morte), não vejo motivos para comemorações. Na verdade o motivo é pra chorar. O time é ridículo, e o que é pior, sem personalidade e sem alma. Uma caricatura débil do velho Paissandu de outros tempos.
Esse povo que mora mal, come mal, tem alma de cachorro, festeja qualquer coisa, até empate com o Sampaio Correa. Se olharmos o evento com olhos cristãos vamos ver que a festa está no nível da auto-estima do paraense.
Ridículo ou não, o que importa nesse momento é subir. Ano que vem é outro time. A festa é válida sob este aspecto.
Tudo bem, sabemos que o time não é lá essas coisas, mas isso tá me cheirando é dor de cotovelos.
Paulo,
O Tonico (professor Antonio Ponte de Souza) é um dos mais irados torcedores que eu já vi na vida. Não duvide da fúria crítica do homem.
Onde assino Tonico?
O irado torcedor tem toda a razão, em que pese a classificação, pois nosso time é, de fato, horrível. A comemoração, mesmo um tanto tímida, se deu pelas circunstâncias: jogo fora de casa, a derrota seria a descida ao inferno, o tal tabu de 3 anos sem vencer fora, as limitações do elenco e etc.
Realmente, Tonico foi certeiro ao indicar que a comemoração deste “feito” é um reflexo dos inglórios novos tempos para o nosso futebol: de auto-estima dilacerada pela perda recente de uma sub-sede de Copa do Mundo, e pelo recente histórico de nossos clubes nas competições que realmente valem algo, ou seja, as competições nacionais. Campeonato Paraense só vale para os registros nos alfarrábios. No mais, vale pouco ou quase nada…
Bom, pelo menos um bicolor lúcido. Um jogo entre o “Colúmbia de Val-de-Cans” e o “Flamengo do CDP” seria melhor que a pelada que se assistiu em Codó com a “excelente” cobertura congelada da TV Cultura e sua “animada” equipe técnica. O Papão é uma equipe fraca, realmente, mas a culpa é da diretoria que acreditou nesse “timaço” dirigido por mais uma dessas farsas gaúchas (pior é que tem nego querendo esse bonde no meu Leão). Era quase unânime a opinião entre os comentaristas esportivos da terra que o time precisava de reforços. Há muito tempo que o campeonato paraense não serve mais de parâmetro, produto do nível abaixo da média de nosso futebol local. Os dirigentes do Papão cairam nos mesmos erros que se repetem há quase uma década. Os dois maiores exemplos que vêm de longe, se situam em nossos titãs. Em 1991 o Leão formou um timaço com Arthur, Alencar, Agnaldo (o trio AAA) e Luciano Viana comandado pelo Carabina. Se enterrou na 2ª divisão e de lá saiu somente em 1993 para de lá sair de novo e nunca mais voltar. O Paysandu de 2000 foi outro exemplo. Formou um timaço que chegou a disputar Libertadores, mas capengava na 1ª divisão (só conseguia escapar do rebaixamento na última rodada fazendo até acordos eticamente condenáveis). De 2005 até hoje a escrita é a mesma: sagrou-se campeão paraense, cai e até fica fora de série. Com essa equipe, o Papão não vai subir, mas pelo menos tem o consolo de continuar na Série C. Já uns e outros, têm que se rebolar no interior…
O Tonico tá com tudo. É o cara !
Enquanto a gente fica exaltando esse nosso futebolzinho chimfrin os caras vão se perpetuando na CBF, FPF, e outras federações e confederações que nos negam o direito ter ter, pelo menos um time que nem aqueles do interior de São Paulo, baratos e competentes.
Cássio, concordo em parte, pois penso que Edson Gaucho seria muito bom para o Remo. Quanto ao nosso jogo o Resultado seria: Columbia 3×3 Flamengo do CDP, dois times sem medo de perder e com muita técnica. Valeu.
Tudo bem, mas queria ler o que o Tonico diria sobre o time dele na atual circinstancia em que se encontra.
Olha só o que os caras do Maranhão estão desencavando: A entrevista dada pelo Juiz ao Dinho antes do jogo. Vão representar na CBF
Desespero puro
Link: http://colunas.imirante.com/zecasoares/
Babaquice dos caras, principalmente daquele presidente desbocado e do vice, que tentaram justificar a eliminação acusando o juiz – que teve atuação impecável.
Tônico! Cai na real! É esse time que temos no momento e é por ele que vamos torcer, chorar, sorrir, o que for. Você já ouviu falar em recomeço? Em subir degraus? Da grandeza de sabermos sair de cima do pesdestal e reconhecer nossas limitações e nem poir isso desistir? Saber valorizar cada pequena vitória que conquistarmos para mudança de rumo? Pois é assim que temo que agir com o Paysandu. Estamos numa situação dificílima hoje, assim como já tivemos em situações melhores em tempos idos, mas não é por isso que vamos ficar só malhando os jogadores que estão aí. Esse é momento de lutarmos juntos, sim. Se quer saber, sempre fui contra a saída do Gaúcho do time, principalmente para entrar o “estudioso” Valter Lima. É flagrante que com esse “novo” treinador o time vem caindo pelas tabelas em termos de desempenho. Para você ter uma idéia, na terceirona, com o Gaúcho, em quatro jogos o time fez 8 gols e tomou 5: saldo 3. Com o “estudioso”, o time fez 3 gols e tomou 6: saldo -3. Mesmo tendo um treinador meia-boca, vou tentar parar com as reclamações e vou apoiar esse time que está aí com todo o meu amor, com toda a paixão que tenho por esse clube. Agora, se você prefere ficar só com o discurso da detonação, da indgnação, essa é uma escolha sua. Mas torcedores como você têm que ficar bem longe da Curuzu. Se der, faça uma viagem pelo velho mundo. Esqueça o Paysandu por um tempo e só volte a pensar nesse time quando ele estiver na primeira divisão com um timaço. Com certeza isso vai fazer muito bem para sua saúde e para o Paysandu.
Que rabugisse, Tonico! Acho melhor vc torcer para um outro time porque, pelo visto, ainda vai demorar um pouco para o Papão formar um timaço. Quer dizer que o bicolor se salvou da Série D e vc não vibrou nem um pouco? Taqui!
Em parte concordo com o Tonico, pois quem já comemorou grandes feitos, comemorar um empate com o Sampaio, é muita carência, ou pior, é dose! Mas, paciência, é o que temos/ tivemos de melhor nos últimos três anos. De repente, o Velber consegue jogar pelo menos 10% do que ele sabe e é capaz – até agora não jogou nada – e pimba, olha nós de volta em 2010 a Segundona e poderemos em 2011 retornar a Primeirona, afinal a sequência poderá se prolongar infinitamente: 1991, 2001 e 2011, …, …!
O Sonho é livre!
Sonhe também Cássio! Um dia o Remo, mesmo com o Adriano no gol, consegue chegar lá. Onde? SDS…
O sensei Tonico ao que parece vai viver eternamente dormindo com a camisola de 2003.
A vida segue e em muitas vzs por caminhos tortuosos.
toma um licor Tonico San!
Essa vai para o anais da net : o Professor foi impecavel Gerson ? ora viva……he he he ….
Fui sincero. Depois de tantas suspeições quanto ao árbitro, ele teve realmente uma grande atuação – e olha que não economizou cartões, inclusive o vermelho para Bernardo. Gostei.
e parabens ao Dinho pela entrevista com o Cintra..é isso aí…..rsrs
Acho que o tio Tonico deve torcer para o TIME SEM HISTÓRIA e fazer parte do SOFRENÔMENO AZUL.
VAMOS SUBIR PAPÃO !!!!!!!!