Globo não exibirá final da Libertadores

8b650f3c-4628-39e2-bcfb-972124f75e3b

Por Cosme Rímoli

Estudiantes e Cruzeiro. Primeira partida final da Libertadores. O torneio mais importante das Américas. Há um clube brasileiro, tradicional na decisão da competição. De acordo com pesquisa Datafolha/Ibope é a sétima maior torcida brasileira. São cerca de oito milhões de brasileiros espalhados pelo país torcendo pelo Cruzeiro. Inclusive fora de Minas Gerais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.

Só que as maiores cidades do país ficarão sem a transmissão direta pela tevê aberta da decisão. Por uma questão de marketing, interesse financeiro, a TV Globo mostrará hoje Corinthians e Fluminense. A partida não decide nada. Mas mostrará a entrega de faixas de campeão da Copa do Brasil para os corintianos.

Pelo acordo entre as emissoras, a Bandeirantes também mostrará o mesmo jogo. A detentora dos direitos de transmissão de todos os campeonatos mais importantes da América é a Globo. Ela mostra o que quiser. O que o departamento comercial indicar. E a tevê Bandeirantes retransmite apenas a partida que a Globo indicar. Não há livre escolha.

Foi por causa dessa amarra que houve a briga e rompimento entre Globo e Record. A Record não concordou em sempre mostrar as mesmas partidas que a emissora carioca. A Bandeirantes não compra a mesma briga porque sabe que só tem a perder. E aceita mostrar sempre a mesma partida da Globo.

Hoje, os paulistas e cariocas verão, no máximo, os principais lances da partida na Argentina em rápidos flashes. O dinheiro, a publicidade é o que conta para as tevês do mundo todo. Mas é triste acompanhar o mesmo filme. O descaso com as equipes brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo.

De vez em quando, só de vez em quando, a velha paixão pelo futebol deveria valer mais do que dinheiro. Hoje seria um dia ideal para este ‘sacrifício’. Seria. Mas não vai acontecer.

Capitalismo selvagem: a gente se vê por aqui…

15 comentários em “Globo não exibirá final da Libertadores

  1. Grande Cosme, rs..ele deve assistir pelo sportv e nós ? mas quarta deve passar, he he he …quem manda naum dah audiciencia…rs….

  2. O jogo do Cruzeiro vai passar para Belém… A final da Libertadores só não passará para o Rio-São Paulo que assistirão Corinthians e Fluminense…
    É aquele negócio: “O futebol brasileiro existe APESAR da GLOBO e não POR CAUSA da GLOBO…” E olha que não sou de ficar falando mal da GLOBO por qualquer coisa. Mas em relação ao futebol não tem como defender essa dependência dos horários dos jogos com a grade da TV. Na série A inúmeras vezes o Paysandu jogou às 21:50 por isso. O risco de voltar para casa depois da meia-noite não é levado em conta…

    1. Boa notícia, Matheus. Pelo menos desta vez o público paraense não foi prejudicado. Quanto aos horários, de fato a coisa beira o ridículo, com jogos que terminam meia-noite.

  3. Belo registro e desabafo, caro Gerson. “E a gente vai levando” … , como cantava o Chico nos tempos da ditadura militar. Só que continuamos “levando” e formando uma grande massa de manobra nas mãos dos novos ditadores. Da moda, dos costumes e do que a gente pode ou não ver na TV.
    Do
    Francisco sidou

  4. Lei do mais forte, é como disse o Edmundo, quem dá audiência e fatura mais é quem dita as regras. A Record abriu mão do negócio pq vai tentar comprar os direitos qdo terminar o contrato com a Globo, como fez em relação aos jogos olímpicos. Eu gostei, viva o Timão.

    1. Também acho, Harold. O domínio já foi bem maior e mais tranquilo. Nos últimos tempos, a audiência global sofreu vários baques e a tendência é que essa empáfia vire pó nos próximos anos.

  5. Matheus vc estah certissimo e o nosso Gerson Nogueira falhou feio, pois o Canal um, pagina de Tv do Diario do Pará de hj informa a mesma coisa que vc escreveu, rs..Em tempo : o Cosme deve ter ficado irritado pq pra Sum Paulo vai passar o do Corinthians, ha ha ha ha

  6. Isso é que dá ibope pra Globo, por isso eu não vejo mais esse canal, ditadura pura, onde ja se viu, não passar um jogo importante deste, “abaixo a ditadura da rede globo”.

  7. Gérson, não tens moral pra falar da Globo. A RBA não transmitiu o clássico interestadual Remo x Cristal, nem o tradicional Remo x Izabelense. Afinal, desbancamos em suas casas, os dois maiores algozes de nosso rival.

  8. Gerson e demais internautas ! gostaria de dizer que o comentario das 16 e 32 nao foi feito por mim, o verdadeiro Edmundo Neves..Gerson, começe a monitorar os comentaristas para que aqueles de mau carater nao sujem um otimo trabalho que vc realiza tanto na net, radio e tv…Sds, do Edmundo Neves

    1. Edmundo,
      O e-mail enviado veio pelo endereço que você sempre usa, por isso o filtro automático não registrou a anormalidade. Mas ficarei mais atento a isso, antes de permitir comentários indesejáveis e fraudulentos.

  9. mas tem que ver o lado do povo do rio e de sao paulo… concerteza a maioria dos cariocas e paulistanos querem ver os times de seus estados jogando… além de ser ainda a primeira partida só do cruzeiro….
    quanto à exigir q a band transmita o que a globo quer, aí sim é sacanagem…

    também acho q a mídia em geral televisiva têm dado pouca cobertura ao cruzeiro e a libertadores como um todo esse ano. Provavelmente por causa do corinthians e inter na copa do brasil…

Deixe uma resposta