A máfia e o futebol

08_MVB_thefix

O livro “The Fix – Soccer and Organized Crime” (ainda sem tradução em português), do jornalista canadense Declan Hill, traz uma alentada pesquisa sobre casos de suborno envolvendo grandes torneios do futebol mundial, incluindo a Copa do Mundo de 2006. Hill passou quatro anos e meio investigando as conexões do crime organizado com o futebol profissional, descobrindo muita coisa. A base dos arranjos se concentra nas bolsas de apostas asiáticas, que teriam “fabricado” resultados de quatro jogos na Copa da Alemanha, incluindo a vitória brasileira de 3 a 0 sobre Gana. O combinado entre os mafiosos e alguns jogadores ganeses era uma vitória do Brasil por dois ou mais gols de diferença. O jornalista alerta que, se a Fifa não tomar providências, a próxima Copa também terá resultados fraudulentos.

Os outros jogos da Copa 2006 sob suspeita, segundo o livro, foram Inglaterra 1 x 0 Equador, Itália 3 x 0 Ucrânia e Itália 2 x 0 Gana. No levantamento, o autor conversou com jogadores e árbitros, levantou documentos e gravações, que comprovam que a máfia asiática agiu no torneio alemão.

6 comentários em “A máfia e o futebol

  1. Existe um projeto lei tramitado em Brasilia, que versa sobre as transmissões de jogos onde estiverem equipes brasileiras jogando. Se não me engano, serão exibidos todos os jogos no exterior em canal aberto.

  2. Gerson, naum sei se vc leu, mas eu tenho em casa o livro” Como eles roubaram o jogo” que segue no mesmo ritmo deste que vc cita. Eu não acredito em bruxas, mas ….bom deixa pra lá….Sds, Edmundo Neves.

    1. Olá Edmundo. Não conheço este livro que você mencionou. Você pode , por favor, informar a editora, o ano de publicação e o autor?

      Abraços!

  3. Ele bem que poderia fazer algumas pesquisas sobre o envolvimento da máfia (do apito, sem apito…) no futebol brasileiro não é Gerson?
    Sobre a ajuda da máfia ao Corinthians, acho que, de repente, poderia render até um outro livro! (rsrsrsrsrsrs)

  4. Daniel, ” Como eles Roubaram o jogo”, é de David Yallop , Record editora , ano 1998, Sds pra vc, do Edmundo Neves

Deixe uma resposta