Tribuna do torcedor

Por Luciano Gomes

A decisão de demitir Edson Gaúcho, após o vexame de Lucas do Rio Verde, foi acertadísssima, ainda há tempo de recuperar o que foi perdido e aquele já não era mais o comandante que deveria ser, aliás após aquele empate lá em Parauapebas já havia ficado preocupado com o time.
Gaúcho não tinha critérios para substituições (às vezes acertava), não tinha coragem de botar o time pra frente pra vencer fora de casa (acha um ponto um resultado ótimo), não fazia coletivos, não armava o time dentro de um padrão tático visível, não treinava jogadas e era da mesma escola de Murici em relação a educação…
O treinador que vier vai ter o trabalho apenas de conhecer o grupo e procurar dar um padrão de jogo, time o Paissandu tem pra classificar e aí e só arrumar a casa.

18 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Engraçado, Gerson, porque você não publica uma das quase 200 mensagens contrárias à decisão da diretoria do Paysandu presentes na comunidade do Papão no Orkut?

    Será que é porque 80% delas criticam o trabalho da imprensa?

    1. Adélcio,
      Tenho por norma e princípio jamais censurar opinião, comentário ou crítica (desde que, naturalmente, dentro dos limites civilizados). Jamais censuraria qualquer pessoa que enviasse opiniões ao blog. Quem me conhece ou acompanha meu trabalho sabe disso.
      Um detalhe importante: o blog, ao contrário de muitos por aí, não aceita a colaboração de “anônimos”. Aqui, você já deve ter percebido que, pelo bem da transparência, o sujeito tem que se identificar. Ou, como diria o outro, matar a cobrar e mostrar o cajado.
      Abs.
      Gerson

  2. O Paysandu errou duas vezes: ao demitir o Édson Gaúcho e ao contratar o Valtinho, que não tem condições de comandar o Papão. Pode ser excelente para o São Raimundo, mas não para um time de maior envergadura.

    Faz gargalhar o desespero daqueles que “demitiram” o Édson Gaúcho no ar e agora, para não darem o braço a torcer, arvoram-se a apoiar o Valtinho sabendo que não vai dar certo. Lamentavelmente, certos setores dependem tanto do futebol quanto os próprios clubes e, na defesa de interesses particulares, tentam interferir no dia-a-dia do Paysandu, como vemos, com conseqüências DESASTROSAS. É o futebol do Pará andando para trás…

  3. Uma coisa é certa a imprensa tem que torcer para que o Valtinho dê certo, senão eu não sei o que será da mesma domingo na curuzu. Bem que o Jhones Tavares poderia narrar esse jogo.
    Cláudio Santos – Técnico do Columbia de Val de Cans.

    1. Cláudio,
      Não consigo ver toda essa importância da imprensa nos destinos de um clube. Fosse assim o Raimundo Ribeiro não teria destruído o Remo, em dois mandatos!! Fosse assim o Dario Lourenço não teria ferrado com o Paissandu no ano passado. Vamos deixar de lado a fantasia: a questão é que se o técnico faz um bom trabalho, vence e convence, não há quem possa derrubá-lo. Duvido que o Luiz Omar tenha demitido o cara porque seguiu a opinião de A ou B.

      1. Gerson, também concordo. Um pessoal ai criou esse mito contra a imprensa da noite pro dia q vou te dizer. O time está se arrastando na Série C, jogando mal pacas e ainda queriam preservar o EG em prol dessa bandeira? Eu torço pro Paysandú, e só pra ele, e domingo estarei lá torcendo e apoiando o Valtinho, e claro, xingando o Adriano ehehehe.

      2. Sylvio,
        O pior é que existem coleguinhas que também acreditam nessa balela. O certo é que a imprensa não tem esse poder todo (nem deve ter), pois não ganha campeonato, não contrata jogador, nem demite treinador. Pode dar uma força, chiar, meter pilha, com certeza. Mas se o cara for bom, duvido que um repórter ou comentarista consiga desempregá-lo.

  4. Gerson, não sou eu quem tá dizendo. O Edson Gaucho foi ao SBT, hoje, ao vivo e falou pro Matoso que quem demitiu ele foi a RBA, falou com todas as letras, só estou comentando o que ele disse e pode perguntar a quem viu o programa.
    Cláudio Santos – Técnico do Columbia de Val de Cans.

  5. Aliás Gerson, quando falo imprensa, me refiro a parte dela, pois você, Guerreiro, Carlos Castilho, Dr. Hamilton Gualberto, Edson Matoso, não fazem parte dessa imprensa a quem os torcedores se referem com certeza, daí seu blog ser esse sucesso todo, talvez o mais acessado hoje, no estado e não só na capital.
    Cláudio Santos – Técnico do Columbia de Val de Cans.

    1. Cláudio,
      Sei da distinção que você faz e agradeço humildemente pela confiança. Procuro fazer meu trabalho, com seriedade e equilíbrio. Erro e acerto, como todo mundo, mas jamais por má fé ou leviandade, garanto.

  6. Gerson,
    Não vou aqui me ater na capacidade ou não do Edson Gaúcho, mas talvez seu maior erro foi não admitir que esse grupo precisava ser reforçado. Passamos o campeonato paraense todo sem um lateral direito, a zaga nunca passou confiança e na frente não temos ninguém que imponha respeito.
    Agora(torcedor), não vamos querer execrar o Valtinho sem ao menos vê-lo seu trabalho no Paysandu, acredito no seu potencial e desejo-lhe boa sorte.

    1. Paulo,
      Concordo e vou além: ele “fechou” com o grupo, garantindo que não precisava de reforços, o que é temerário numa competição como a Série C. Além disso, ele não tinha que ser leal ao grupo, mas ao Paissandu. E passei a duvidar de seus conhecimentos e visão de jogo quando deixou Maico Gaúcho livre, leve e solto no jogo de sábado. Esse papo orgulhoso de que nenhum jogador precisa de marcação individual é uma roubada – e o placar da partida mostrou isso. Valtinho pode não ter nome, nem fama, mas sabe trabalhar. Acho que vai surpreender muita gente.

  7. será que o valtinho terá pulso para comandar o time do paysandu? acredito até que ele seja mas tecnico que o gaucho , mas será que ele terá comando sobre os jogadores? por que como a maioria sabe , treinador daqui , não tem o mesmo respeito como os treinadores de fora tem.só espero uma coisa do valtinho para comandar o papão : personalidade , por que capacidade , ele tem de sobra…

  8. ah… se ele for técnico mesmo. ira tirar um jogador que só é titular no time do gaúcho , um dos seus filhinos que trouxe para Belém , Roni. nunca gostei dele , é lento , sempre chega atrasado nas bolas . o 1 gol da luverdense , foi culpa dele . tem que tirar ele e colocar o Rogério correia . que é bem melhor. não acha Gerson???

    1. Adelson,
      O Ednilson, baixinho, subiu para marcar de cabeça entre aqueles vara-paus lentos e lerdos que o Gaúcho prestigiava como filhos. Quem subiu com o cara foi o Balão, veja você…
      O Rogério Corrêa foi a melhor contratação do Paissandu após o campeonato. Era o jogador de referência da defesa do Remo, único ponto alto daquele timeco montado pelo Flávio Campos e Artur. Só não é titular desse time do Bicola se o Valtinho for tão míope quanto o Gaúcho. Aliás, eu apostaria na dupla Rogério Corrêa/Bernardo.

  9. Adelcio o blog é taum livre que vc escreve o comentario e jah aparece na tela..diferente de muitos por aí…e se vc fala que essas criticas sao no orkut, vc estah no lugar errado..rs…aqui é um blog de discussao nao comunidade ”orkutinense”

  10. Claudio, se ele falou isso e que acredito no q vc escreveu ele foi muito injusto, pois qndo houve aquela ”briguinha” dele, Edson, com parte da imprensa o unico que o defendeu foi o Lino Machado…ele, o Lino ficou inclusive marcado com o nome de fura greve, pois os ”colegas de imprensa” nao queriam mais entrevistar o Gaucho e o Lino que disse que com ele o Edson sempre tratava bem e jamais iria deixar de entrevista-lo….sobre a demissao, Gerson, eu penso que o Luiz Omar foi um pouco afobado…

  11. Gerson, o presidente bicolor fica colocando a culpa da desclassificação do Papão ano passado só no Dário, mas ele se esquece que fez maior besteira ao vender o melhor jogador do time, o Fabrício, sem que houvesse um jogador para substituí-lo nem em 50%. Esse ano fez mais uma besteira ao prometer prêmio aos jogadores e não pagar, e ainda fala na televisão que promessa não é dívida! Esse senhor não tem equilíbrio para dirigir um clube de massa. Agora mesmo falou de novo pelos cotovelos ao dizer que o Valter Lima vem para salvar o Papão e que le será técnico para o paraense e para a série B do ano que vem. Francamente! Como confiar num porra-louca desses. Pobre e amado Paysandu! Que fizeste para merecer ser dirigido por esses incompetentes????

Deixe uma resposta