Da Agência Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na última terça-feira (23) emenda do Senado Federal que sugere a troca das estrelas correspondentes ao Pará e ao Distrito Federal no círculo azul da bandeira nacional. A emenda foi sugerida ao Projeto de Lei 350/99, do Poder Executivo, que trata das formas e da apresentação dos símbolos nacionais. O relator que avaliou a sugestão na CCJ, deputado Jaime Martins (PR-MG), defendeu a aprovação da proposta do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada “Spica – Alfa de Virgem”, continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.
Mas o senador achou que faria mais sentido a inversão das duas correspondências e sugeriu que a estrela acima da faixa homenageie o Distrito Federal, que, segundo ele, era a correspondência inicial pensada para ela.
Popularizar os símbolos
O projeto aprovado diminui as restrições ao uso dos símbolos nacionais – a bandeira, as armas, os selos e o hino – e incentiva empresas a divulgá-los. De acordo com o texto, qualquer pessoa poderá cantar o hino e usar a bandeira de diferentes formas, desde que manifeste sentimento de respeito à Pátria. As punições para quem usar os símbolos com desrespeito vão de multa até prisão.
Vou te contar…. era mesmo só o que faltava para melhorar ainda mais nossa auto-estima, já tão baleada. Esse tal Crivella, na falta de coisa mais útil para fazer, resolveu mexer justamente com a nossa estrela na parte nobre da bandeira. O que virá depois disso?
é muita falta do que fazer mesmo! pela madrugada! mas quem sabe não é essa estrela a culpada pela corrupção no Brasil… era só o que faltava!
É preciso reagir. Enquanto a lei não for aprovada no Congresso e, ainda, não for sancionada pelo Presidente vamos exercer o “jus esperniandi”. Nesse caso vale até conversar e convencer o pessoal da Igreja Universal daqui do Pará para eles irem se queixar ao Bispo.
Gerson,
Nosso estado tão vilipendiado nos últimos anos vem descendo ladeira abaixo. Nossa estrela, tão altiva na bandeira nacional, parece que vai se tornar estrela cedente com esse “rebaixamento”. Será que é apropriada ao atual momento do Pará no cenário nacional? Começo a desconfiar que sim.
Pois é, Daniel. Um borra-botas da estirpe desse senador deveria ocupar seu tempo, quem sabe, penteando macacos ao invés de voltar-se contra a estrela altaneira do Pará. Babaquice pura.
Senhores, há alguma coisa contra o nosso estado do Pará que ainda não sabemos??
Percebo o direcionamento do desenvolvimento do país sempre pra outros lugares.
O que há?
Porque tanta implicancia com o Grão-Pará?
O que fizemos? …e o que não fizemos pra receber tanto desprezo?
Acho que há interesses escusos que nunca chegam a nós as resposta!
O que pode ser?
Ando preocupado e triste com tudo isso!! Sinto-me mais paraense e menos brasileiro devido sermos constantementes renegados!!
Isso tem que mudar!!… E logo!
VAMOS FAZER PARTE DA COMUNIDADE QUE É CONTRA ESTA EMENDA:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91537936
Não a emenda do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que sugere ao Projeto de Lei 350/99 a troca das estrelas correspondentes ao Pará e ao Distrito Federal no círculo azul da bandeira nacional.