Cotação do mundo da bola – 2

235_32-guardiola-ap

Agora a lista dos mais vitoriosos da temporada:

Quem subiu:

Barcelona – Não há outro clube mais em alta no futebol mundial hoje do que o time de Lionel Messi. Em 2008, o Barça comeu mosca, não ganhou nada. Nesta temporada, veio com tudo. Conquistou o triplete histórico (Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões), apresentando um futebol encantador, totalmente ofensivo. Messi comandou o ataque de mais de 100 gols e candidatou-se a melhor do mundo. Acima de tudo, o clube catalão inovou também no banco com a escolha de Pep Guardiola, seu ex-jogador, para comandar o esquadrão e empreender uma mudança radical na forma de montar um time campeão. 

Júlio César – Sem contestações, o goleiro da Internazionale é hoje um dos dois melhores do mundo. Seu rival direto é Buffon, da Juventus e da Azzurra, mas a excepcional fase de Júlio o coloca alguns pontos acima. No certame italiano, foi decisivo para a conquista do título pela Inter. Na Seleção, tem sido o salvador da pátria em quase todos os jogos – inclusive na goleada sobre o Uruguai, sábado, quando voltou a fazer defesas sensacionais.

Iniesta – O meia-armador do Barcelona, que até então ficava à sombra de outros grandes craques do time, despontou para o mundo na Liga dos Campeões. Decisivo contra o Chelsea, ao assinalar o golaço que selou o empate e a classificação para a final, foi o grande condutor do time diante do Manchester em Roma. Não fez gol, mas assumiu de vez o papel de maestro, dando cadência e ritmo a uma equipe repleta de craques.  

Diego – O Werder Bremen teve uma temporada ruim, culminando com a perda da Copa da Uefa, mas o apoiador brasileiro se sobressaiu com gols belíssimos e grandes atuações. Foi premiado, ao final da temporada, com a transferência para a Juventus de Turim.

Ibrahimovic – O atacante sueco dominou a temporada italiana, consolidando-se como artilheiro e ajudando no tetra da Inter. Suas arrancadas e chutes de todas as distâncias o credenciam como postulante ao título de melhor do mundo. Ao craque ficou faltando apenas levar a Inter à disputa do título europeu.

Grafite – Desafiando os incrédulos, o ex-atacante do São Paulo foi um dos destaques do campeonato alemão. Artilheiro do surpreendente campeão Wolfsburg, marcou sua bela temporada com um gol de placa contra o Bayern na goleada de 5 a 1, tocando de calcanhar para as redes. Coisa de craque. Pena que o certame germânico não seja tão valorizado na Europa.   

5 comentários em “Cotação do mundo da bola – 2

    1. Você não observou que o sobe-desce foi referente exclusivamente ao futebol europeu. Não falei das seleções, até porque é óbvio que o Dunga está mais seguro do que nunca.

  1. é verdade, lapso meu…rsrs…..mas que tal entaum fazer um desce-sobe, ou vice versa, rs, aqui da america do sul ?

Deixe uma resposta