Federer, o maior do tênis?

federer

O suíço Roger Federer consagrou-se neste domingo mais do que campeão do Torneio de Roland Garros. Tornou-se o tenista mais vitorioso da história do tênis.

Com a vitória sobre o sueco Robin Soderling por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 7-6 (7-1) e 6-4, Federer ganhou o único grande torneio que faltava em sua carreira. Três vezes campeão do Aberto da Austrália, cinco de Wimbledon e outras cinco do Aberto dos EUA, o único Grand Slam que restava para o suíço era justamente o disputado no saibro de Paris.

Agora, Federer soma 14 títulos de Grand Slam, igualando recorde do norte-americano Pete Sampras – que, no entanto, nunca ganhou em Roland Garros. Apenas seis tenistas na história ganharam os quatro maiores torneios de tênis do mundo. E só Andre Agassi e Roger Federer conquistaram o feito na era moderna, em superfícies diferentes. Antes, Roland Garros era disputado no saibro, mas os outros todos ocorriam na grama.

É o maior vencedor, mas acho que Lendl, Sampras e McEnroe (nesta ordem) foram muito superiores tecnicamente.

2 comentários em “Federer, o maior do tênis?

  1. Gerson, com certeza é um excepcional tenista. Mas analisando com cuidado, neste período em que ele ganhou todos estes títulos, o tênis caiu um pouco de nível e poucos tesnistas foram revelados. Na década de 90, apesar de ser considerada pelos criticos como uma das piores do tênis, tivemos grandes tenistas jogando o fino do tênis e em grandes duelos. Do mesmo nível do Federer podemos citar o o tcheco Ivan Lendl, o americano Jimmy Connors, Stefan Edberg da Suécia, e Michael Chang (ei Gerson, lembra dele?). Agora, melhor que ele tivemos indiscutivelmente 3: Boris Becker, Pete Sampras e Andre Agassi nesta ordem.

    1. Maciel,
      Aliás, lembro que o primeiro torneio mais ou menos importante vencido pelo Agassi (ainda cabeludo) foi o de Itaparica, transmitido pela Band. Nunca esqueço.

Deixe uma resposta