Ouvi hoje alguém, na redação, no começo da madrugada, resmungar com amargura: “Belém fica sempre pra trás, sempre é deixada de lado”. Apesar do tom melancólico da frase, penso que é chegado o momento de todos os que amam Belém aprenderem a brigar mais por ela. Se os políticos odeiam-na tanto, a ponto de maltratá-la impunemente por décadas a fio, temos que defendê-la com bravura e fúria.
De mais a mais, como diria Grouxo Marx, azar de um clube que não nos aceita como sócios. Não se deve ficar onde não se é bem-vindo. Portanto, se a Fifa não quer Belém na sua festa, azar da Fifa e da Copa do Mundo. Não sabem o que estão perdendo.
Viva Belém, a nossa amada cidade!
Se os oportunistas e os inimigos não a respeitam, vamos fazer com que seja respeitada.
Caro Sergio
Corretíssimo. Voce foi iluminado. É esta a atitude que todos nós devemos incorporar.
Nelson
Sabe Gerson,
Acompanho sua coluna a muito tempo e agora também sou um humilde leitor de seu blog.
Acho que a se confirmar o que a mídia vem noticiando sobre a copa, deveríamos repensar muita coisa. O fato é que se perdermos, perderemos para nós mesmos.
Isso não significa que deveremos nos manter com a postura submissa e de cachorro vira-latas que se contenta com qualquer migalha.
Se formos escolhidos, tudo bem.
Se não formos, acho que está na hora de mudarmos nossa atitude, que deve comerçar pelo Presidente da Federação recusando o convite para chefiar delegação da CBF na copa das Confederações e qualquer amistoso da Seleção contra um saco de pancadas qualquer da vida. E mais, não dá pra aceitar perder uma sede de copa do mundo para quem nem futebol tem e depois aceitar servir de Centro de treinamento para quem quer que seja durante a Copa. Se não temos condição de participar do banquete, não quero servir de porteiro para gringo.
Virão retaliações da CBF? Quando esses caras fizeram alguma coisa pela gente? Chegamos onde já conseguimos chegar contra tudo e contra todos e mostramos ser possível.
Concordo com vc: “Se a Fifa não quer Belém na sua festa, azar da Fifa e da Copa do Mundo.”
Chega fazer papel de Bobo da Corte e tirar uma de amigo do Rei.
Na verdade o título dessa matéria deveria ser “Jogo de cartas marcadas”, não “Jogo Jogado”.
E tinha que ocorre isso no Brasil, armações, corrupções, joguetes políticos, interesses comerciais, e enriquecimentos de certos dirigentes.
Pra mim a Copa de 2014 já está manchada por estas especulações e vazamento (e interesses escusos pela escolha das cidades, em critérios realmente obscuros e estranhos à maioria da população das cidades envolvidas).
E caso seja negativa para Belém a escolha para a Copa, não tem como culpar o Governo, pois se fez de tudo para o evento vir pra cá, pois ficamos na ao da FIFA e da CBF (leia-se Ricaço Teixeira).
É triste! Mas vamos em frente, Brasil!!!
Parabéns Gérson mais uma vez vc mostra porque é o melhor comentarista eclético de nossa AMADA BELÉM. Azar o deles se não querem BELÉM!
Eu me recuso a acreditar nessa hipótese, Gerson. É só imaginar o Mangueirão lotado num domingo de Re-Pa e comparar com o Vivaldão em um clássico, com todo o respeito, de lá. Sei que são traçados muitos quesitos para a escolha da sede, mas, creio eu, que esse seria o fundamental. Se não houve competência para vender nem esse “filhote”…
Gerson.
Não entendi porque o jornal em que vc e chefe de redação vem com essa manchete de primeira pagina(Belem esta fora da copa de 2014) sera que vocês pegaran corda do Ancelmo góes,ou já jogaram a toalha,ou essa manchete vende mais jornal,não acredito nesse cara pois como essa noticia vazou so pra ele.
Pegou mal essa manchete do seu jornal,e tudo que os amazonenses querian.
Milton.
Caro Milton,
Um jornal não pode esconder notícia. O vazamento da escolha das sedes pelo colunista de O Globo virou notícia nacional, meu amigo. Infelizmente para nós, uma má notícia. Mas se você ler atentamente, a manchete vem com o adendo “Colunista de o Globo garante:”. Acredite, meu amigo, do fundo do coração, esta seria a última manchete que eu gostaria de ter dado, mas sou um jornalista, acima de tudo. E entendo que o leitor compreendeu o que o jornal quis informar – e já até comentei aqui no blog que acho que o vazamento antecipado pode acabar sendo benéfico para a candidatura de Belém. Por fim, quero lhe dizer, com muito orgulho, que o DIÁRIO e a Rádio Clube foram os órgãos de imprensa que mais se engajaram no apoio à candidatura de nossa capital, ao contrário de outros veículos, que não escondem ser “do contra”.
Abs.
Gerson
Pessoal, caso isto venha ser concreto mesmo, o Ricardo Texeira já prometeu, para acalmar o ânimo dos estados “perdedores”, dar algo que recompense, além de mandar o Coronel Nunes “passear no bosque” com a Seleção. Na dura, ele vai querer mandar outro Brasil e Venezuela pra cá, pelas eliminatórias. Aí, vai ser a hora de dar a resposta, porque estão acostumados a mandar essas porcarias e de verem o torcedor paraense lotar o estádio. Na minha opinião, não me preocupo nem um pouco com essa Seleção medíocre, até porque minha verdadeira paixão é o meu Clube do Remo. Preferiria milhões de vezes, que meu Leão se classificasse à Série D, do que o Brasil fosse à Copa de 2010, até porque, talvez, esta fosse a única maneira de “destronar” o “dono da CBF”, mas, infelizmente as seleções de nosso continente são muito fracas
Se não estou enganado, esse cidadão chamado Ricardo Teixeira foi agraciado há um certo tempo com a comenda de Cidadão Belemense.
Sugiro que seja agraciado com outra comenda: a de “persona non grata”…
Daniel,
É aquele velho complexo de vira-lata, que leva alguns descerebrados a homenagear qualquer figura, mesmo que não haja motivo relevante. Pergunto: o que Teixeira fez até hoje pelo futebol do Pará? Mais oportuno seria perguntar o que ele fez CONTRA o nosso futebol, acumpliciado com seu sub local, coronel Nunes.
Desde o final do ciclo da borracha, há quase cem anos, que Belém vem experimentando um esvazimento sem paralelo. Ontem foi mais um golpe. Para onde rumará a cidade, ninguém poderá prever…
Com a chusma de maus prefeitos que o povo vem elegendo há décadas, Belém é candidata à extinção. Resiste e sobrevive ainda por obra de Deus.
Vazamento de noticia? Quanta vergonha da nossa CBF. Perdeu o previlegio de divulgar em primeira mao. Sou Paraense com muito orgulho e evidente que sou Brasileira. Entao torco por todas as cidades escolhidas, mas como que um jornalista tem acesso a noticias de uma entidade de respeito como a CBF? Entao o presidente nao precisa ir ate Bahamas para anunciar algo que ja foi divulgado. Devemos respeitar as escolhas, mas e uma falta de respeito muito grande com todas as candidatas. Belem e Belem, existe nos Paraenses para ama-la.
É o truque dos dissimulados, Renedi. Ricardo Teixeira usa um colunista de sua intimidade para antecipar a escolha e diminuir o impacto junto às cidades derrotadas. A grana rolou solta nessa história, não há a menor dúvida. E a presença de pesos-pesados como a Coca-Cola e a Sony só reforçam essa desconfiança. O mais triste é que a nossa Belém pode perder a indicação para uma cidade que curte mais boi bumbá do que futebol.
A governadora Ana Júlia, não deve aceitar ESMOLAS da FIFA e da CBF. Se Belém não for sede, apesar de todas as condições técnicas favorávéis, NÃO DEVEMOS ACEITAR EVENTO ALGUM DA COPA 2014.
Sara, o pensamento deve ser este mesmo. Eles devem sentir o oposto de nossa “hospitalidade”: a indiferença e a hostilidade.