Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao estádio olímpico Edgar Proença neste domingo (24) para ver o 25º Grande Prêmio Brasil Caixa Governo do Pará de Atletismo. Foi a oitava edição do GP em Belém e a que teve melhor índice técnico.
Quatro provas tiveram suas melhores marcas de 2009, entre as quais a dos 100 metros rasos masculino e do salto em distância feminino. Maurren Maggi não conseguiu a medalha de ouro, mas Fabiano Peçanha e Fabiana Murer obtiveram seus melhores índices no ano. Um automóvel 0 km foi sorteado entre os torcedores.
O primeiro a fazer a melhor marca do ano foi o português Nélson Évora. Ele bateu os cubanos Arnie David Girat e Yoandris Betanzos ao saltar 17m66cm. Depois, foi a vez do jamaicano Isa Phillips surpreender ao correr os 400m com barreiras em 48”36.
Já os 100 metros, a prova mais clássica do atletismo, viu Daniel Bailey, das Antilhas, cravar o tempo de 9”99, marca que nem seu companheiro de treinos, o jamaicano e recordista mundial Usain Bolt, conseguiu em 2009. Por fim, a norte-americana Britney Reese conseguiu a fantástica distância de 7m06 e deixou para trás as brasileiras Keila da Silva Costa e Maurren Maggi, segunda e terceira, respectivamente.