Vai acabar moleza na Copa do Brasil

Virgílio Elísio, diretor de Competições da CBF, disse em São Paulo que a entidade já pensa em permitir a participação na Copa do Brasil dos clubes que disputam a Libertadores.

Boas chances de que a mudança seja implantada em 2010.

Ao contrário do que ocorre hoje, a competição seria estendida por oito meses, com decisão somente no final da temporada.

Se os clubes do Pará nunca aproveitaram as chances que a Copa permitia, agora é que a coisa vai ficar complicada.

3 comentários em “Vai acabar moleza na Copa do Brasil

  1. Na Europa os clubes participantes da Champions podem jogar as Copas de seus países, porém lá não existem os campeonatos estaduais. Já tivemos esta experiência aqui no Brasil que durou até o fim da década de 90 e lembro bem de time jogando terça e quinta pra cumprir os calendários de todas as competições. Acho que como está fica mais justo.

    1. Maciel,
      E lá, principalmente na Inglaterra, a Copa é ampla, geral e irrestrita. Mais de 600 clubes participam da competição. Aqui a coisa vai afunilar porque os que disputam a Libertadores têm elencos infinitamente superiores, não dando qualquer chance aos azarões, que são o grande charme de torneios desse tipo. Na verdade, a CBF está cedendo à pressão dos grandes clubes, que sempre estiveram de olho na Copa do Brasil.

  2. Gerson, a Copa da Inglaterra – chamada pelos ingleses de “FA Cup”- agrega aproximadamente esse número de clubes mesmo . E com o detalhe de que times semiprofissionais disputam tal competição, que é considerada o torneio oficial de futebol mais antigo do mundo.
    E ainda tem mais a Copa da Liga Inglesa, que os times não priorizam tanto.
    Acredito que os times que disputam a Libertadores devam disputar a competição, pois a torna mais interessante, mais disputada e um teste para as equipes que no momento da disputa não estejam disputando o caneco continental, sobretudo quando se defrontarem com os que estejam disputando o mesmo.
    Gerson, não achas que a Conmebol deveria incrementar mais a Copa Sulamericana, dando-lhe uma cota de participação maior por partida e uma gorda premiação ao vencedor da mesma, quase equiparando-a à Libertadores?
    Assim como estabeleceria um critério técnico definindo a participação dos clubes na mesma, sem a indicação prévia de clubes como faz a AFA, que eternizou Boca e River na competição?

Deixe uma resposta