Depois de levar um drible de Maicosuel, cometer falta violenta e ainda xingar o meia botafoguense (que estava caído no gramado), que lhe custou somente o cartão amarelo, o lateral-esquerdo Juan, do Flamengo, foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O julgamento está marcado para a próxima terça-feira, dois dias depois da decisão, mas o jogador pode ser desfalque na final de domingo, pois a procuradoria pediu sua suspensão preventiva. Essa reivindicação será analisada pelo presidente do TJD/RJ, Antônio Vanderler, ainda nesta quinta-feira.
Juan foi denunciado nos artigos 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.) e 278 (ameaçar alguém, por palavra, escrito ou, gestos ou por qualquer outro meio, causar-lhe mal injusto ou grave).
Há um precedente de punição preventiva por atitude anti-desportiva. O TJD de Goiás suspendeu preventivamente dois jogadores por agressões a adversários durante o campeonato goiano.
Duvido que vá dar em alguma coisa, mas fica pelo menos o gesto de inconformismo diante da absurda postura de Juan, que se sentiu ofendido por um drible! Ora, ora.
Pois é, agora não se pode mais driblar, fazer golaços (como o do alexsandro), será que futuramente se poderá fezer gols? parece que não, pois tudo que é bonito no futebol está acabando, ou sendo forçado a acabar pela brutalidade dos pernas-de-pau e melindrosos que tomam conta de nosso futebol. Será que não percebem que não há nada mais saudável ao futebol do que a beleza do drible, do confronto leal do marcador e do driblador. O pior é que ainda tem pessoas que defendem os agressores afirmando que não se pode provocar ou firular, mas e daí que foi provocação? o futebol é feito de provocações, tanto entre torcedores quanto entre jogadores, o que não se pode é incitar a violência, pois devemos notar que tudo não passa de futebol, um jogo que nos serve, principalmente, para exercitarmos nosso lúdico, característica essencial ao homem.
Ah, desculpe-me Gerson, pelas provocações inferidas por mim a você ontem, foi apenas uma maneira de chamar a atenção, parabéns pelo blog.
Caro Gerson,
Inicialmente, bem-vindo à blogosfera. Espero que consiga manter o fluxo de postagens, que é o grande problema para quem encara este desafio quando tem mil ocupações (que é o meu caso, pois meu pobre blog está parado há meses. Estou reformulando-o para voltar à atividade).
Aqui em Santarém ainda estamos inebriados com o Mundico. Este ano parece ser dos alvinegros no Pará e em alguns estados também, mas no Rio, o “fator Emerson” anda preocupando os amantes da Estrela Solitária.
Te envio um link do blog do jornalista santareno residente em Itaituba, Jota Parente (botafoguense roxo, como os melhores jornalistas do Brasil), onde essa preocupação é externada e com um comentário de outro torcedor, no mínimo interessante.
Um abraço.
Jota Ninos
http://jotaparente.blogspot.com/2009/04/o-fator-emersom.html
É um prazer tê-lo entre os visitantes e colabores do blog. Concordo com você quanto a esse desafio que é manter o nível das postagens. Faço várias coisas, tenho muitas responsabilidades, mas percebi que não era possível continuar ignorando a força e a importância deste novo veículo.
Quanto ao alvinegro carioca, também tenho meus temores, principalmente com o time entrando na final desfalcado de sua principal peça criadora. Mas do Botafogo, como time mais surpreendente do mundo, tudo pode se esperar.
Vou ler o texto do Jota Parente, até pela natural afinidade esportiva.
Abraços,
Gerson
Era para estampar a cara do Juan no “Bala”.
Um “marginal de chuteiras” como esse é incapaz de entender que são justamente esses momentos de irreverência e talento que alçaram o futebol brasileiro ao que ele é hoje (será?).
Uma pena ver o talento individual barrado de forma tão cínica e violenta. Acho até que o CEDECA, Emaús e a Justiça vão entrar com uma ação no infalível TJE para proibir esse tipo de imagem de ser veiculada pelas emissoras de televisão.
Boa sorte na blogosfera.