MPPA dá prazo de 72 horas para presidente da FPF convocar eleição

A longa espera pela eleição da Federação Paraense de Futebol parece estar no fim. O Ministério Público do Pará entrou em ação, motivado por reclamações dos candidatos, emitindo na terça-feira (22) uma recomendação para que a presidente interina da instituição, Graciete Maués, cumpra o artigo 22 do estatuto da entidade e convoque em até 72 horas a Assembleia Geral para eleição de presidente, vice-presidente e conselhos da FPF.

Graciete divulgou que as eleições estariam marcadas para o próximo dia 15 de março, mas a Comissão Eleitoral da FPF ainda não divulgou o edital de convocação dos filiados e os prazos para inscrição de chapas, previsto para acontecer na primeira semana de fevereiro.

O MP ainda recomenda que seja publicado o calendário eleitoral, com todos os prazos estabelecidos pela Lei Pelé. Graciete foi eleita interinamente na condição de presidente do mais antigo filiado (a Tuna) e está no cargo justamente para dar celeridade ao processo de convocação das novas eleições, após o cancelamento do pleito inicialmente marcado para 28 de dezembro.

Também é recomendado que não haja mudança no colégio eleitoral da FPF e que sejam mantidos os clubes profissionais, amadores e ligas aptos a votarem, conforme foi divulgado nos editais iniciais.

Caso a recomendação não seja cumprida em 72h, o MP “entenderá a evidência do propósito em desrespeitar os princípios da legalidade, razoabilidade e da moralidade que regem os atos da Administração Pública e com Graciete Maués podendo responder judicialmente por omissão”.

No primeiro pleito, três chapas estavam concorrendo: a de Adelcio Torres, que busca um terceiro mandato seguido à frente da FPF; de Paulo Romano (dissidente) e de Ricardo Gluck Paul, ex-presidente do PSC.

Um comentário em “MPPA dá prazo de 72 horas para presidente da FPF convocar eleição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s