Voadora antifascista de Eric Cantona completa 27 anos

“Foi quando dei o chute kung fu em um hooligan, porque este tipo de gente não tem nada o que fazer em um jogo. Acredito que é um sonho para alguns dar um chute neste tipo de gente. Assim, eu fiz por eles, para que ficassem felizes. E eles falam até hoje sobre isso. Eu já vi muitos jogadores marcando gols e todos eles sabem a sensação. Mas esta, de pular e chutar um fascista não é algo que você encontra todos os dias.” Eric Cantona, em entrevista a BBC.

Em 25 de janeiro de 1995, uma partida entre Manchester United e Crystal Palace entrava pra história do futebol mundial. Não pelo placar (que muitos nem devem lembrar), ou por golaços, e sim por um episódio protagonizado entre Eric Cantona, atacante dos Diabos Vermelhos (M. United), e Matthew Simmons, “torcedor” filiado ao National Front (partido político britânico de orientação ultradireitista, populista e fascista).

Cantona, eleito melhor jogador do Manchester United, clube por onde já passaram nomes como David Beckham, Ryan Giggs, Cristiano Ronaldo dentre outros, reagiu à provocação e aos xingamentos do torcedor ultra, correndo em direção à primeira fileira de cadeiras e aplicando uma cinematográfica voadora em Simmons.

Hoje, o eterno chutador de fascistas, segue se posicionando contra fascistas. Recentemente declarou que não irá assistir a próxima copa do mundo, que ocorre este ano. Em tom de denuncia afirmou em uma entrevista:

“Para ser sincero, eu não ligo para a próxima Copa do Mundo, que, para mim, não será uma Copa de verdade. Nas últimas décadas, tivemos muito eventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo em países emergentes, como Rússia e China, mas o Qatar não é o país do futebol. Não sou contra a ideia de sediar o Mundial em um país onde há possibilidade de desenvolvimento e promoção ao futebol, como África do Sul ou os Estados Unidos nos anos 90”. (Com informações do site Sekuela.lab)

Eric Cantona | Homens Que Você Deveria Conhecer #30 – PapodeHomem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s