Povos de matrizes africanas fazem Bênção das Águas em homenagem a Belém

Os festejos pelos 406 anos de Belém continuam a acontecer. A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracista (Coant), realizou na manhã desta quarta-feira, 19,  a Bênção das Águas com a presença de sacerdotisas que pediram bênçãos e proteção para a cidade oferecendo flores ao rio e entoando cantos à natureza.

“Essa é uma atividade da programação do aniversário de Belém para que os povos de matrizes africanas pudessem expressar o seu amor a nossa cidade. Estamos aqui no Portal da Amazônia e ele é cheio de natureza e tem muita ligação com as religiões de matrizes africanas. Que as energias das águas possam trazer saúde, prosperidade, paz e a boa convivência entre todas as religiosidades”, disse a  titular da Coant, Elza Fátima Rodrigues.

Além de homenagear a cidade o encontro foi uma oportunidade para mostrar que as religiões das matrizes africanas são resistência e importantes para construção de uma cidade diversa e  tolerante . “Eu agradeço do fundo do coração como prefeito de Belém as bênçãos que vocês estão dando para a nossa cidade. Esse momento também é de demonstração, por parte da autoridade municipal, do nosso respeito aos afro-religiosos que cumprem um papel importante para a constituição dessa Belém movida por fé e amor, a Belém do futuro”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues, que participou do evento.

A representante dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Potmas), Mam’neto Nangetu, estava feliz em participar do encontro que enalteceu a cidade e os elementos da natureza. “Esse é o momento para nós expressamos nossas tradições. Nós temos a água como nossa grande mãe oxum. É um momento sagrado para nós, momentos para pedir bênçãos para Belém e desejar que a cidade tenha saúde e que essa pandemia nos deixe”, disse a sacerdotisa. (Com informações da Agência Belém)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s