Fred é “premiado” pelo STJD com absolvição unânime após agredir lateral do Fortaleza

O atacante Fred, do Fluminense, foi absolvido por unanimidade pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento realizado nesta sexta-feira, pelo lance com Ronald, do Fortaleza, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado no dia 6 de outubro. A decisão surpreendeu em função da agressão ao jogador do Fortaleza.

O atacante havia sido denunciado por “agressão física” (art. 254-A, parágrafo I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por ter desferido um golpe no jogador adversário, e “ato desleal e hostil” (art. 250 do CBJD), por ter levantado o lateral pela camisa na sequência, e corria o risco de pegar até 12 jogos de suspensão.

Político como costuma ser, o STJD deu praticamente um prêmio ao veterano centroavante do Flu. O procurador Álvaro Cassetari pedia a punição do atleta nos artigos em que foi denunciado com base nos artigos 58 e 65 do CBJD, que permitem a utilização de provas de vídeo para possíveis aplicações de penalizações por parte do tribunal em caso de “infrações graves que tenham escapado à atenção da equipe de arbitragem, ou em caso de notório equívoco na aplicação das decisões disciplinares.

Os demais membros da comissão, embora reprovassem a atitude de Fred (um deles até afirmou que o lance era passível de expulsão), seguiram o voto do relator, concordando que o incidente não era caso de interferência do tribunal na decisão da arbitragem. A auditora Alessandra Perez Paiva classificou o episódio como “espetáculo lamentável”, citando o “teatro de quem sofreu a falta” e o “excesso de testosterona de Fred”.

O lance ocorreu aos 31 minutos do 2º tempo da partida, quando o Fortaleza já vencia o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã. Ronald aplicou um lençol em Fred quando o jogo já estava paralisado. Irritado, o atacante tricolor atingiu o jogador adversário no pescoço e na sequência o ergueu pela camisa.

Pelo visto, por pouco, o tribunal não aplicou uma penalidade à vítima de Fred.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s