Na Band, Helder isenta governadores pelos aumentos no preço dos combustíveis

O governador Helder Barbalho (MDB), entrevistado no programa Canal Livre deste domingo (24) na Band, isentou os governadores de responsabilidade pelos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis – o litro da gasolina já chega a R$ 7,00 para os consumidores em várias cidades. Explicou que nenhum Estado aumentou imposto sobre o combustível. Ele atribui a alta nos preços à vinculação das tarifas de combustíveis à cotação do dólar.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse na quinta-feira (21) que pretende fazer novas reuniões com os governadores ao longo da próxima semana para debater o PLP 11/2020, projeto de lei que estabelece um valor fixo para a cobrança de ICMS sobre combustíveis. O PLP 11/2020 foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 13, na forma de substitutivo, e aguarda votação no Senado.

No Canal Livre, Helder apontou o encontro com o presidente do Senado como um sinal da “boa vontade dos governadores” a respeito do tema. “Nenhum Estado aumentou imposto sobre combustível. Em nenhuma das 27 unidades da federação. E o que se vê, semanalmente, é o combustível aumentando seu valor”, disse. Para o governador, a vinculação do preço dos combustíveis ao dólar como um dos principais motivos para as altas.

“Estamos propondo, juntos ao presidente do Congresso, que, nos próximos 90 dias, haja um congelamento do valor absoluto, do valor real, do que é arrecadado de ICMS em todo os Estados, independente da variação do preço do combustível. Para que, a partir daí, possa se experimentar esse modelo e debater uma solução que possa dar a cota de contribuição que todos devem ceder, para diminuir o preço do combustível no nosso país”, explicou Helder.

Um comentário em “Na Band, Helder isenta governadores pelos aumentos no preço dos combustíveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s