Jornal inglês cita 4 brasileiros na lista de 60 maiores talentos da geração 2004

Ângelo, Matheus Nascimento, Savinho e Tobias são os destaques brasileiros da geração 2004 - Divulgação Santos, Vitor Silva, Pedro Souza e Ricardo Duarte

Brasil, celeiro de jovens promissores no futebol, emplacou quatro jogadores na lista dos 60 maiores talentos da modalidade com nascimento no ano de 2004. O jornal inglês The Guardian, responsável pela eleição, citou o ponta-direita santista Ângelo, o atacante atleticano Sávio, o centroavante botafoguense Matheus Nascimento e o lateral direito do Internacional Vinícius Tobias — vendido ao Shakhtar Donetsk (UCR) — como os representantes brasileiros do guia.

Sobre Ângelo, do Santos, o jornal destaca o “poder de fogo” do atacante, o mais jovem jogador a marcar gol em uma edição de Copa Libertadores — aos 16 anos, quatro meses e 16 dias —, quebrando recorde que durava desde 1962. O tento foi assinalado contra o San Lorenzo (ARG) na partida de ida da terceira fase da Libertadores de 2021.

A melhor maneira de explicar o quão bom Ângelo é provavelmente através de estatísticas e registros. É o mais jovem da história a marcar gol na Copa Libertadores, aos 16 anos, quatro meses e 16 dias, quebrando um recorde que era conquistado por Juan Carlos Cardena desde 1962 (…) Aos 15 anos, 10 meses e quatro dias, ele também se tornou o segundo jogador mais jovem a fazer sua estreia no Santos, batendo até mesmo o rei Pelé”, destacou a publicação.

O The Guardian ainda cita que o Santos é uma fábrica de estrelas, mencionando carreiras como a de Neymar, Robinho e Rodrygo, vendido pelo Peixe ao Real Madrid (ESP) em 2018 — cuja transferência ocorreu em 2019 por questões de idade. “Seu estilo é parecido com o de Rodrygo, mistura técnica e grande potência no drible”, completou o The Guardian.

Matheus Nascimento, do Botafogo, foi citado pela publicação como “Pequeno Cavani”, pelo estilo de jogo e os cabelos longos.

“Ele é o atacante mais promissor há anos em um país que teve problemas no ataque nas últimas duas Copas do Mundo. Está no Botafogo desde 2015, quando chamou a atenção dos treinadores do clube que viram seu potencial”, publicou o Guardian.

Sobre Sávio, do Atlético-MG, o jornal inglês aponta que ele é um dos jovens mais hábeis da geração. O próprio jogador, em entrevista publicada pelo Guardian, citou que seu ídolo é Ronaldinho Gaúcho, campeão da Libertadores com o Galo, em 2013.

“Savinho tem a alegria do futebol dentro de si e tem os movimentos do futebol brasileiro (…) e fez sua estreia profissional em setembro de 2020 com 16 anos, cinco meses e dias, quebrando o recorde de Reinaldo de ser o jogador mais jovem a jogar pelo clube no Brasileirão”, destacou.

Vinicius Tobias foi contratado pelo Shakhtar Donetsk após trabalho do olheiro Jos Boto. Na visão do observador, ele é um camisa 10 que atua na ala. A história de vida do garoto foi destacada no jornal inglês.

“Tem a história típica de um jogador de futebol brasileiro de origem pobre que via no esporte uma forma de ter uma vida melhor. Nascido em São Paulo e criado na Favela do Buraco Quente com cinco irmãos, não teve uma educação fácil”, publicou. (Do UOL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s