Imprensa Oficial entrega livro de crônicas sobre Baião

O presidente da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Jorge Panzera, fez a entrega, nesta quarta-feira (6), na sede da autarquia, do livro “Crônicas de Baião”, ao organizador e um dos autores da obra, Josias Favacho. O livro tem 366 páginas e será lançado no dia 29 de outubro na cidade de Baião, no Baixo Tocantins, como parte das comemorações do aniversário do município. A obra reúne crônicas de sete autores de diferentes gerações que narram suas memórias, impressões e vivências tendo como referência central o cotidiano, os costumes, os personagens, o folclore e a cultura da cidade.

Os cronistas Antônio Fernando Ramos, Jonas Favacho, José de Souza, Josias Coutinho Favacho, Patricia Viégas, Rosinaldo Borges e Thais Pontes usam linguagem simples, muitas vezes se utilizando da prosódia e do sotaque dos caboclos para narrar as crônicas, essencialmente memorialísticas.

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, trata-se de obra necessária em “tempos de esquecimento e de negação” da cultura e da história. “Esse tipo de trabalho é muito importante porque resgata a riqueza da cultura popular e da memória do povo”, disse.

Panzera disse ainda que além de causos e casos que são passados pela tradição oral, o livro “Crônicas de Baião” brinda o leitor com fatos pitorescos, líricos, divertidos e satíricos de acontecimentos comuns, ocorridos com personagens que fazem parte do cotidiano da cidade. “Isso faz com que as pessoas de Baião se sintam representadas na obra, o que é muito importante em uma época que se busca a inclusão e o despertar do sentimento de pertencimento”, observou Panzera.

Para o coordenador do projeto “Crônicas de Baião”, Josias Favacho, o livro é relevante pela divulgação da cultura e pelo cunho social. “Toda a renda do livro será revertida para comprar alimentos para as famílias que estão mais vulneráveis em Baião, devido à pandemia do novo coronavírus. Além disso, como alguns autores nunca haviam publicado, esperamos que esse livro desperte nelas – e em outras pessoas – a vontade de escrever e de ler cada vez mais”, opinou Josias.

7 comentários em “Imprensa Oficial entrega livro de crônicas sobre Baião

  1. Exatamente o que eu, vivendo à distância o futebol há 50 anos, vejo em relação a esses craques, pretensos craques cantados em prosa e em verso pela grande mídia, à frente a toda-poderosa Globo. Concordo plenamente com a opinião do escriba baionense.
    Outra.
    Aguardo o livro do ilustre jornalista. Quando sair do prelo, é só divulgar e terá neste amigo um leitor interessado.

    Falando em livros, estou empenhado numa nova obra, desta vez, sobre um misterioso crime ocorrido em 1952, no Rio de Janeiro, em que pagou o pato um paraense. O título será “O Misterioso Crime do Sacopã”.

    Curtir

  2. Apoiar a cultura baionense deve ser algo muito especial , principalmente para um cidadão baionense referência no jornalismo paraense. Gerson você é orgulho para todos nós moradores da linda cidade de Baião. Continue com seu olhar crítico e incentivador a todos nós que lutamos por um Baião melhor. Toninho Paixão

    Curtir

    1. Amigo e conterrâneo, Toninho, que satisfação tê-lo aqui neste humilde espaço litero-musical-politico-boleiro. De fato, a obra que o amigo Jonas e outros seis baionenses levaram a cabo é um tributo à cultura de Baião, riquíssima em mais de 300 anos de história. (Modesta e orgulhosamente, participo com um texto de apresentação, a convite dos autores). Forte abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s