Fogão repete números de acessos anteriores na Série B

Botafogo foi campeão da Série B em 2013 — Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo

A atuação no empate contra o Vitória fez parte da torcida ficar reticente, mas o Botafogo chega à reta final da Série B em situação favorável. Prova disso, além da posição na tabela, é a comparação desta campanha com as dos outros anos em que o clube precisou e conseguiu o acesso. Em 2021, a equipe repete o aproveitamento que já a devolveu à elite no passado.

Nessa temporada, o Botafogo soma 48 pontos em 27 jogos. O rendimento é de 59% até este terço final de campeonato. Número bem próximo de 2015, quando o time somava 49 pontos após a rodada 27, com aproveitamento de 63%. Na ocasião, no entanto, o clube era o líder e não o segundo colocado. O Bota terminaria aquela temporada com o título da Série B.

Em 2003, o formato era diferente. Os pontos corridos ainda tinham as primeiras experiências no Brasil, e apenas a fase inicial do torneio aconteceu nesse formato. Foram 23 rodadas, 41 pontos somados e exatamente os mesmos 59% de aproveitamento que o Botafogo repete nessa edição da segunda divisão. Há 18 anos, o time terminou a fase final atrás apenas do Palmeiras.

Desde 2006, quando passou a ser disputada em pontos corridos e com a presença de 20 clubes, a Série B mostra um padrão de corte de 63 pontos, em média, para quem deseja subir para a Série B. O que exige um aproveitamento de, no mínimo, 55%. Os números são do Espião Estatístico do ge.

Apesar dos tropeços nas últimas rodadas, o Botafogo ainda está em vantagem. Tanto que tem três pontos de “gordura” dentro do G-4. O clube consegue chegar ao número máximo se vencer apenas os jogos que restam em casa, onde o time tem incríveis 11 vitórias em 13 jogos.

Na próxima rodada, o Botafogo joga diante da torcida para somar mais pontos e não ver pelo retrovisor nenhum rival se aproximar. Os alvinegros recebem o Avaí no sábado, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 28ª rodada da Série B. (Do GE)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s