O professor Armando Zurita Leão, fundador do PT Pará, doutor em Direito pela PUC de SP, falecido em 27 de fevereiro deste ano, aos 81 anos, recebeu homenagem neste sábado (18), em cerimônia de cinzas e plantio de árvore na Praça Batista Campos, em Belém. A cerimônia teve a participação da família de Zurita, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; do ex-presidente do PT-PA João Batista; do titular da Funpapa, Alfredo Costa, autoridades, amigos e lideranças sociais. Zurita ajudou a reflorestar muitas áreas devastadas e a preservar parte da floresta existente no município paraense de Tailândia.
Zurita criou e coordenou o Instituto de Divulgação da Amazônia (IDA), foi um dos fundadores da Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos do Pará (SDDH), além de ter participação ativa junto à Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa). Junto às cinzas de Zurita, foi plantado um pé de pau preto.
Carolina, filha de Zurita, declarou imensa gratidão pelo convívio com o pai e disse que ele estaria feliz com a homenagem, pois era um defensor da Amazônia. A neta dele, Mel, foi a primeira a jogar as cinzas do avô ao pé da árvore.