Rock na madrugada – Pearl Jam, “Oceans”

B-side inspiradíssimo de “Ten”, aclamado álbum de estreia do Pearl Jam, que neste 27 de agosto completa 31 anos de lançamento. Em período transicional para o rock, que saía dos tempos selvagens dos anos 80, a banda de Seattle foi fundamental para popularizar a sonoridade grunge. Trouxe uma lufada de ar ao gênero com hits que viraram clássicos – “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy”, “Black”.

A voz blueseira e profunda de Eddie Vedder se misturava a um instrumental poderoso, com riffs e viradas de guitarra. Ten se tornaria um fenômeno, como uma das estreias mais marcantes do rock moderno.

O nome do registro, “Ten”, tem a ver com as origens da banda. Ainda chamada Mookie Blaylock na época em homenagem ao jogador de basquete de mesmo nome, o grupo ganhou novo nome, mas não abriu mão de tributar o atleta da NBA com o número (10) de sua camisa nas quadras.

A recepção inicial foi boa pela crítica, mas as vendas não empolgavam. Ocorre que, em uma demonstração gigante do poder da MTV no início dos anos 90, o clipe de “Jeremy” foi veiculado à exaustão um ano após o álbum chegar ao mundo e serviu para alavancar as vendas. Após engrenar de vez em 1992, Ten entrou para a história, quebrando vários recordes e abrindo caminho para o rock alternativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s