Um teste de força

Por Igor Grabois

Arthur Lira não estava preocupado com o voto impresso, necessariamente. Essa estória do voto impresso é um grande bode. Se tornou o bode de estimação do bolsonarismo. Portanto, Lira, deputado experiente que é, aproveitou pra fazer um teste de plenário. Quem já participou de congressos e assembleias estudantis e sindicais sabe do que estou falando. Faz-se uma votação pra medir força, sentir a composição do plenário.
O bode bolsonarista passou longe de ser aprovado. Uma PEC precisa de 308 votos. 228 votos, porém, é mais do que o necessário pra barrar um impeachment.
Os 218 contrários, podemos descontar algo em torno de 120/130 deputados da oposição de esquerda, no sentido amplo do termo. A direita mais tradicional conseguiu mobilizar algo em torno de 90/100 votos. É necessário refinar essa conta, mas em uma análise imediata é isso.
A rigor, Lira e a direita tradicional têm controle estrito de cerca de cem deputados, independente de legenda. Bozo recortou o centrão. Pode contar com um piso de 190/200 deputados. E têm uns 60 que permaneceram escondidos e preferiram não mostrar posição.
Esses números não refletem o peso do Bozo na sociedade em geral. As classes dominantes têm consenso em relação ao receituário econômico, não sem nuances e contradições. Mas não têm consenso político, sobre o que fazer com o monstro que eles soltaram.
Enquanto o jogo ficar restrito na praça dos Três Poderes, vai ser isso. Morde e assopra, arreganhos e cada setor tentando tirar o seu pedaço do butim.
Falta povo nesse cenário.

Um comentário em “Um teste de força

  1. Exatamente o que eu penso. Fez um teste.
    No entanto, como estamos no Brasil, eu não deixo de pensar em teorias de conspiração, como aliás estão presentes no meu livro. Por isso, não me assustaria se essa turma do Bozo, no desespero, de alguma forma conseguir fraudar a segurança do voto impresso, e aí melar eleições e absurdos do tipo.
    Isto é Braziiillll!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s