Tucano Araçari, raro, é avistado no Parque Estadual do Utinga

Dois registros foram feitos na última quinta-feira (5), no Parque Estadual do Utinga (Peut), do Araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus), tucano que pertence a família Ramphastidae, que engloba os tucanos e araçaris. Espécie de extrema importância para o parque, pois faz parte da lista de ameaçados de extinção. A primeira aparição foi durante a aula prática do Curso de observação de aves realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Segundo o professor Danielson Aleixo, que ministrou o curso, durante a aula, ele e os alunos estavam se deslocando por uma área de capoeira e um dos alunos identificou um Araçari que estava em uma copa de uma árvore entre as folhagens. O biólogo explica ainda que, por se tratar de uma espécie que está em perigo, encontrar um bando como esse significa dizer que o Parque Estadual do Utinga é uma unidade de conservação que protege a biodiversidade, então, preservar o parque, as capinaranas, onde eles se, alimentam é fundamental.

Ivan Santos, gerente da região de Belém, conta que a presença dessas espécies em extinção no parque mostra a importância da preservação do meio ambiente e do nosso papel na gestão das unidades de conservação, protegendo as florestas e consequentemente a fauna existente, sendo primordial para isto o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de ecoturismo para estimular a prática de observação de aves. (Com informações da Ascom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s