Ministério da Saúde distribuiu vacina vencida; Belém não aplicou doses que estavam sem validade

A cidade de Belém não aplicou nenhuma dose da vacina AstraZeneca com prazo de validade vencido. A informação é do diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Claudio Salgado. As anotações das doses aplicadas eram feitas manualmente e depois registradas no portal do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Por isso, doses já aplicadas antes do vencimento entraram no sistema após o tempo de validade, o que levou a uma distorção no sistema nacional.

Em entrevista, Claudio Salgado informou que a Sesma já respondeu ao jornal Folha de S. Paulo, que publicou a notícia sobre lotes vencidos da vacina AstraZeneca. “O jornal deveria ter considerado nossa resposta antes de divulgar a matéria”, disse. O lote divulgado na reportagem da Folha, o de nº 4120Z005, com 9.910 doses da vacina, foi recebido em Belém no dia 2 de fevereiro de 2021 e aplicado dentro do prazo de validade, que terminava em 14 de abril.

O diretor de Vigilância Sanitária observou que a Sesma tem um rigoroso controle da câmara fria de armazenamento, conferindo os lotes e todas as informações necessárias para evitar qualquer erro na aplicação das doses. Salgado disse que atualmente todo o sistema da Sesma é eletrônico, o que facilita o preenchimento de informações e impede erros.

Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, 139.911 doses de oito lotes da AstraZeneca foram distribuídos pelo Ministério da Saúde fora do prazo de validade, sendo que 25.935 doses foram aplicadas.

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s