Ex-chefão da Fifa recebe segunda pena de banimento antes de cumprir a primeira

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 24, que Joseph Blatter, seu ex-presidente, recebeu novo banimento do futebol por seis anos e oito meses. Essa proibição foi imposta por violações múltiplas do código de ética da Fifa e entrará em vigor quando a suspensão atual terminar em outubro. O mesmo período de suspensão também foi imposto ao ex-secretário-geral da organização, Jerome Valcke, igualmente punido antes.

Em nota oficial, a entidade explica os motivos que fizeram essa punição ser ainda mais dura para um de seus mais notáveis mandatários. “As investigações sobre os senhores Blatter e Valcke cobriram vários encargos, em particular relativos ao pagamento de bônus em relação às competições da Fifa que foram pagas a altos funcionários da administração da Fifa, várias alterações e prorrogações de contratos de trabalho, bem como o reembolso pela Fifa de custos legais privados no caso do Sr. Valcke”.

Joseph Blatter é banido do futebol por mais seis anos em nova punição da Fifa - Crédito: Getty Images

A câmara de julgamento do comitê de ética da Fifa considerou que Blatter, atualmente com 85 anos, violou as regras relativas ao dever de lealdade, conflitos de interesse e oferta ou aceitação de presentes ou outros benefícios. Valcke violou os mesmos artigos do código de ética, além de abuso de posição.

Em dezembro, a Fifa entrou com ação criminal contra Blatter por causa das finanças de seu deficitário museu do futebol em Zurique por suspeita de administração criminosa por parte dos ex-chefes da entidade e de empresas nomeadas por eles para trabalhar no museu – há muito visto como um projeto de estimação de Blatter – em um prédio reformado e alugado no centro da cidade.

O Fifa World Football Museum foi inaugurado em 2016, depois de US $ 140 milhões (£ 104,2 milhões) em dinheiro do futebol gastos na reforma do prédio de escritórios dos anos 1970 para incluir também 34 apartamentos alugados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s