Direito paraense perde Zeno Veloso

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sentada e área interna

O jurista Zeno Veloso é a mais nova vítima da covid-19 no Pará. Após ser levado para tratamento em São Paulo, ele morreu ontem à tarde em função das complicações da doença. Em Belém, membros do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) do qual Zeno é diretor nacional e amigos, prestaram homenagens ao profissional, através das redes sociais.

Zeno Augusto Bastos Veloso era jurista, notário, professor. Foi deputado estadual e secretário de Justiça do Pará. Professor de direito civil e direito constitucional na UFPA, pela qual se formou em 1969 e da qual recebeu o título de notório saber, e na Universidade da Amazônia (Unama), que lhe conferiu o título de doutor honoris causa. Foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018.

Participou ativamente da elaboração das Constituições estaduais do Pará e do Amapá, como relator-geral da Assembleia Constituinte do Pará. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados.

Acompanhei de perto as atividades parlamentares de Zeno na Assembleia Legislativa no começo dos anos 80. Sua oratória singular, recheada de ironia e saber jurídico, encantava a todos. A Alepa tinha à época uma bancada das mais brilhantes, integrada por Ronaldo Passarinho, Paulo Fonteles, Ademir Andrade, Célio Sampaio, Álvaro “Japirica” Freitas, Mário Chermont, Everaldo Martins, João Batista e José Guilherme, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s