Banco da Amazônia e Governo do Pará assinam protocolo para aplicação de R$ 3 bi em fomento no Estado

O Banco da Amazônia (BASA) promove tradicionalmente o encontro com as governanças dos nove Estados da Amazônia Legal para a assinatura do Protocolo de Intenções com o objetivo de aplicar na totalidade o plano de aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), da carteira comercial da instituição e demais fontes de fomento. O encontro com o Governo do Pará aconteceu hoje, às 14h, transmitido em tempo real pelo Youtube, em respeito aos protocolos de prevenção da COVID-19 e o novo bandeiramento que o Pará se encontra.

Durante a reunião, foi firmado o compromisso do BASA em destinar R$ 3 bilhões para a economia do Pará. Haverá uma prestação de contas de quanto o banco aplicou no Estado em 2020 e as expectativas para o ano de 2021. A reunião contará com a presença do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, do governador Helder Barbalho e da superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Low. Foram apresentadas as linhas de crédito para o Estado. A novidade neste ano são linhas de crédito voltadas para a sustentabilidade – o FNO Amazônia Rural Verde – cujo objetivo é estimular e diferenciar a finalidade de crédito para fomentar a economia e ao mesmo tempo reforçar o compromisso socioambiental da região. Segundo o superintendente do banco, Edmar Bernaldino, no ano de 2020 o Estado teve a maior aplicação de crédito de fomento, movido principalmente por sua economia diversificada, o que motivou a aplicação de recursos 41% acima do orçamento previsto para 2020.

“O Estado do Pará é muito pujante, em 2020 a aplicação do crédito foi bem pulverizada, conseguimos levar o crédito para 100% dos municípios e atender a todos os setores produtivos que são importantes para a economia do Estado. Novamente tivemos uma excelente performance no agronegócio, mas destacamos também os investimentos realizados no setor de infraestrutura além das linhas de crédito emergencial principalmente de capital de giro que auxiliaram bastante as empresas durante todo o ano. Para este ano, a expectativa é que o orçamento disponibilizado seja integralmente aplicado, e que possamos contribuir com o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado, e ampliar também, nossa presença nos municípios através do crédito digital”, disse Edmar Bernaldino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s