Toninho Costa, editor de esportes da RBA, morre vítima da covid-19

Toninho Costa (camisa listrada preta e branca) ao lado de Bob Iran, Rui Guimarães e Gerson Nogueira. Ele deixará saudade entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

Aos 62 anos, morreu neste domingo (28) o jornalista esportivo Emílio Antonio da Costa (Toninho Costa), editor de esportes da RBATV, vitimado por complicações da covid-19. Natural de Igarapé-Miri, ele estava internado há um mês no Hospital da Beneficente Portuguesa. Nos últimos dias, amigos e colegas se mobilizaram numa campanha para conseguir doação de sangue, mas o estado dele se agravou durante a madrugada, levando ao óbito pela manhã.

Profissional competente e respeitado, Toninho Costa trabalhava há 31 anos na RBATV, tendo comandado os principais programas de esporte da emissora. Era o diretor do Camisa 13 e do Bola na Torre, campeões de audiência no segmento. Muito querido pelos companheiros, Toninho era conhecido pela capacidade de trabalho. Botafoguense e bicolor, era um cidadão politizado e crítico da forma como o governo federal tem atuado durante a pandemia, sem saber que seria uma vítima do descalabro da saúde no Brasil.

Em 2004, Toninho recebeu em Brusque (SC) o Troféu Bola de Ouro, premiação máxima da mídia esportiva brasileira. Sua morte consternou a todos no meio esportivo paraense. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Pará emitiu nota oficial pelo seu falecimento. Toninho deixa esposa, Zulene, e filha, Bia.

De minha parte, perdi um amigo querido, de convivência quase diária na RBA e nos demais veículos do grupo. Trabalhamos em projetos particulares nos anos 90, sempre com a mesma seriedade e profissionalismo. Perdemos um jornalista de alto nível. Vai fazer muita falta. Na foto acima, numa confraternização em 2015, ele aparece comigo, Rui Guimarães e Bob Iran. Toninho é o que aparece à minha esquerda, de camisa azul e branca em listras horizontais.

2 comentários em “Toninho Costa, editor de esportes da RBA, morre vítima da covid-19

  1. Tive o privilégio de conhecê-lo,sou fotógrafo profissional e fiz a cobertura de vários aniversários da Beatriz, sua filha,e fiz também fotos de vários eventos em que ela participava; realmente é uma perda lamentável, uma pessoa muito tranquila, um excelente pai, filho e marido, sua esposa D.Zulene, é uma pessoa por quem tenho muito respeito, um grande apreço e muita gratidão;a partir de agora ele está vivendo bem próximo do Papai do Céu; descanse em paz meu amigo.

    Curtir

  2. Sem dúvida, amigo. Toninho era um irmão pra mim, tínhamos muitas afinidades, incluindo a paixão pelo Botafogo. Trabalhamos juntos por mais de 3 décadas e pude atestar seu profissionalismo e seriedade. Lamento muito sua perda até hoje, pois a incluo entre as que poderiam ter sido evitadas, caso tivéssemos uma gestão séria de combate à pandemia no Brasil. Que Deus o tenha em bom lugar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s