Há exatos 60 anos, o Flamengo vencia o Cerro uruguaio (2×0) no Estádio Centenário de Montevidéu e levava o prestigioso Torneio Octogonal de Verão. Corinthians, São Paulo, Vasco, Boca Juniors, River Plate e Nacional (Uruguai) também disputaram a competição.
O torneio serviu de afirmação para jovens valores rubro-negros como Carlinhos, Gerson e o ponta Germano. Os novatos se incorporavam à experiente base formada por nomes como Joubert Meira, Henrique, Moacir, Dida e os já veteranos Jadir e Jordan.
Mas entre os obstáculos enfrentados no caminho para a conquista estiveram os muitos desfalques por lesões e suspensões, a péssima arbitragem fora do país e ainda a recusa de argentinos e uruguaios a jogarem no Brasil. O Fla só pegaria Vasco e São Paulo no Maracanã.
Nos sete jogos, o Flamengo venceu cinco e perdeu dois. Na última rodada, a equipe não teria Dida, expulso de maneira absurda no jogo anterior contra o Nacional. Mas Gerson o substituiu com a 10 e foi decisivo, fazendo os dois gols da vitória e do título. (Do Flamengo Alternativo, no Twitter)