Organizações de todo o Brasil lançam, nesta segunda-feira (18), a campanha “Abrace a Vacina”, que tem como objetivo incentivar a população brasileira a se vacinar contra a covid-19. A iniciativa reúne entidades como o “Direitos Já!” e a Frente pela Vida, fruto da articulação das entidades científicas da saúde coletiva e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), assim como especialistas da saúde pública e outras personalidades.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além organizações sindicais, culturais e estudantis integram a campanha, que tem como pilar principal o combate à desinformação promovido pela ampla circulação de informações falsas relacionadas ao novo coronavírus e à eficácia ou à segurança dos imunizantes.
Para abrir diálogo direto com a população que está reticente em relação às vacinas, serão utilizados diversos meios e plataformas de comunicação com todas as informações e esclarecimento necessários.
O conteúdo de divulgação será criado por uma equipe técnica capacitada, que envolve médicos e outros profissionais da saúde, como ex-ministros da área, pesquisadores e presidentes de organizações que atuam na saúde pública, além de comunicadores especializados. Segundo Fernando Guimarães, coordenador do “Direitos Já”, quase 200 organizações já aderiram à campanha.