Brasil é o 2º país em número de mortes de jornalistas pela covid-19

Por Adriana do Amaral

São Paulo – Os dados foram apresentados pelo PEC -Press Emblem Campaign-, nessa terça-feira (5), em Genebra, na Suíça. O jornalismo, uma das atividades consideradas essenciais pelo governo brasileiro desde que a #pandemia foi anunciada, tornou-se uma profissão de risco para aqueles profissionais que têm de se manter em campo, impossibilitados de realizar as suas funções remotamente. No decorrer de dezembro de 2020 a #covid-19 causou a morte de 12 jornalistas no Brasil.

O secretário-geral da PEC, Blaise Lempen, destacou que muitas dentre as vítimas são profissionais autônomos, especialmente os fotógrafos. O que aumenta o drama humanitário. Ou seja, característica de alguns perfis profissionais, mas que soma à precarização do trabalho no jornalismo que, muitas vezes, impactam na economia das famílias que perdem suas fontes de renda.

No mundo, 602 profissionais da imprensa morreram em consequência da #covid-19, sendo mais da metade, 303, na América Latina. Cinquenta e cinco das vítimas são brasileiros. Os números referem-se aos primeiros dez meses de #pandemia, mas a tendência é aumentar já que o estudo pontuou que “desde março de 2020 foram registradas 60 mortes de jornalistas por mês. Ou seja, duas por dia”.

Em sua página, o Press Emblem Campaign, mostra os perfis de alguns jornalistas mortos pela #covid-19 (link abaixo). Inclusive as mais recentes vítimas brasileiras: Guilherme Villalba Zurutuza Filho, em Campo Grande, e Gustavo Roman, nos Estados Unidos. Ambos morreram no penúltimo dia de 2020.

Confira a relação de mortes por país:

Peru: 93
Brasil: 55
India: 53
México: 45
Equador: 42
Bangladesh: 41
Italy: 37
Estados Unidos: 31
Paquistão: 22
Turquia: 17
Rússia: 13

Leia os detalhes da pesquisa em:

https://pressemblem.ch/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s