Divulgados mais sete nomes da futura gestão Edmilson Rodrigues

Edmilson divulga mais sete nomes que assumirão cargos em sua gestão - Crédito: Mácio Ferreira

Saíram nesta terça-feira mais sete nomes escolhidos para formar o governo de Edmilson Rodrigues (PSOL) na Prefeitura de Belém. Para a Secretaria Municipal de Saneamento, a indicada é Ivanise Gasparim, do PT, que era a primeira escolha para candidata a vice-prefeita – depois, foi substituída por Edilson Moura. Ela é especialista em planejamento, já trabalhou anteriormente com Edmilson e é formada em direito e psicanálise.

Ivanise foi secretária adjunta de Planejamento em S. Luís, coordenou o projeto de combate à pobreza rural do Instituto Interamericano de Combate à Pobreza, em Brasília, e atuou na Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário. Na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), implantou o programa de transferência de renda Bolsa Trabalho que beneficiou 60 mil jovens.

Para a Funpapa, foi escolhido o professor Alfredo Costa, ex-deputado estadual e ex-vereador de Belém. Alfredo é conhecido professor de cursinho vestibular e há anos desenvolve o projeto social “Universidade para Todos”. É graduado em Ciências Biológicas e mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Tem artigos científicos e livros publicados, e, atualmente, atua como professor do curso de Medicina da Uepa e de ensino médio e cursinho pré-vestibular.

Ellana Silva, cientista social formada pela UFPA e pós-graduada em Sociologia pela Uepa, será a administradora regional de Icoaraci (Adic) na nova gestão da Prefeitura de Belém. Conselheira estadual de Educação no Pará, foi também conselheira estadual do Fundeb, gestora do projeto de leitura e bibliotecas comunitárias da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) e pesquisadora bolsista (CNPq) no Museu Paraense Emílio Goeldi sobre urbanização e religiosidade.

20201228191727_IMG_4146

Lívia Noronha, que concorreu pelo PSOL e foi a segunda candidata mais votada para prefeita de Ananindeua, este ano, assumirá a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). Lívia (acima) é mestra em Filosofia, pela UFPA. Foi professora substituta do curso de Filosofia da Uepa e professora colaboradora do curso de Educação do Campo da UFPA. Há 9 anos, atua como educadora popular e é coordenadora-geral do cursinho (R)Existência. Feminista, é pesquisadora de Filosofias Feministas, Africanas e Afrodiaspóricas.

O engenheiro sanitarista e ambiental Rodrigo Rodrigues assimirá a coordenação geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Ele é mestre em Engenharia Civil na área de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e doutorando em Engenharia Civil, pela UFPA, além de professor da Universidade da Amazônia (Unama). Atuou no setor privado e também no governo do Estado como técnico nas secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e como coordenador de Obras do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

A doutora em Ciências Agrárias em Agrobiodiversidade Merilene Silva Costa será a nova titular da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan). Merilene (acima) é graduada em Engenharia Florestal e mestrado em Ciências Florestais e, atualmente, é vice coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde ocupou outros cargos, incluindo diretora do Instituto Ciberespacial (ICIBE), coordenadora do curso de Licenciatura em Computação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e subcoordenadora do curso de Engenharia Florestal.

A economista Georgina Tolosa Galvão assumirá a coordenação-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda-Ver-o-Sol. Ela foi secretária municipal de Finanças e presidente da Fundação Municipal de Assistência do Município de Belém (Funpapa) nas gestões anteriores de Edmilson e, atualmente, é assessora parlamentar do deputado na Câmara Federal. Ela é servidora efetiva da Secretaria Estadual de Emprego e Renda do Estado do Pará, cedida para a Câmara Federal. Georgina também foi secretária municipal de Finanças em Xinguara, no Sul do Pará.

Apolônio Brasileiro foi escolhido pelo prefeito Edmilson Rodrigues como o novo secretário municipal de Economia (Secon). Graduando em Gestão Pública pela Estácio/ FAP, Apolônio foi coordenador de Transportes Especiais na extinta Companhia de Transporte de Belém (CTbel), atual Semob, nas gestões anteriores de Edmilson como prefeito. No governo do estado, Apolônio atuou no Planejamento Territorial Participativo (PTP) e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa. Atualmente, é secretário parlamentar na Câmara Federal.

O prefeito Edmilson Rodrigues vai enviar projeto de lei à Câmara Municipal propondo a criação da futura Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos, cuja competência será a de elaborar, monitorar e executar as políticas públicas destinadas aos Direitos Humanos, na perspectiva de defesa da vida e das garantias fundamentais dos setores historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a secretaria realizará campanhas de combate à violência e o desenvolvimento de processos formativos de educação em direitos humanos.

Para assumir a futura secretaria, foi escolhido o jornalista e cientista político Max Costa, mestre em Ciência Política, com ênfase em Instituições e Políticas Públicas. Max foi conselheiro estadual dos direitos de crianças e adolescentes e integrou o Comitê Gestor do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Atualmente, coordena o Instituto Universidade Popular (Unipop), organização não-governamental que atua há mais de 30 anos na defesa dos direitos humanos e da justiça socioambiental.

(Com informações de Enize Vidigal; fotos: Mácio Ferreira)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s