Os cálculos para o acesso

POR GERSON NOGUEIRA

Imperatriz x Remo: onde assistir ao vivo, horário, escalação e as últimas  notícias | Goal.com

Na véspera da estreia paraense na segunda fase da Série C, os cálculos para o acesso dividem opiniões e aumentam a expectativa da torcida. Há quem atribua a contagem mínima de 11 pontos como segura para a obtenção do acesso, mas o Chance de Gol, um dos mais respeitados sites no segmento, crava 13 como a pontuação ideal para chegar à Série B.

Com projeções diferentes para os dois grupos, o Chance de Gol afirma que com 11 pontos um time estará praticamente classificado (99,5% de chances), com 10 tem 95% de probabilidades e com 9 pontos o percentual cai para 80%. Abaixo disso, com 8 pontos, as chances são de 50%.

Apesar de o site não mostrar um cálculo referente a 12 pontos, fica óbvio que é expressiva a chance de acesso para quem alcançar essa pontuação.

Quanto à caminhada dos quatro times, o site elege Leão e Papão como os mais cotados da chave D, contrariando as desconfianças de boa parte da torcida por conta da presença de ambos no mesmo agrupamento.

O Chance de Gol diz que o Papão tem 68,8% de chances de acesso e 39,7% de chegar à final do campeonato. O Leão vem logo a seguir, com 56,9% de subir e 27,9% de ser um dos finalistas.

A vantagem dada ao PSC sobre o Remo, mesmo com pontuação menor na etapa classificatória, se explica pelos critérios de ranking e participação recentes em competições nacionais.

Do outro lado, no Grupo C, o Santa Cruz é apontado como favorito para o acesso, com 69,5%, e cotado para a final, com 40,4%. O Ituano vem logo atrás com 64,2% para subir e 34,2% de ser finalista.

Os cálculos incluem também a primeira rodada da segunda fase, que começa amanhã com o jogo Londrina x Remo, no estádio do Café, em Londrina (PR). O Leão está bem na foto: é apontado com ligeira vantagem (32,7%), o empate tem o maior percentual (36,1%) e a vitória do Londrina tem 31,1% de probabilidade de acontecer.

Onde assistir ao vivo a Paysandu x Vila Nova, pela Série C? | Goal.com

Para domingo, quando o PSC recebe o Ypiranga, em Belém, as projeções são ainda mais generosas com o representante paraense. O site dá 53,4% de chances de vitória bicolor, empate e vitória do time gaúcho têm o mesmo percentual (23,3%).

Em comparação com o outro grupo, o favoritismo do Papão é o maior de todos nesta primeira rodada. Aliás, fica patente que o grupo C é considerado o mais equilibrado para efeito de cálculos.

O êxito dos times paraenses dependerá em grande parte dos clássicos. O risco está na possibilidade de dois empates, o que dificultaria bastante a classificação. Vitórias para um e outro permitem esperanças. Duas vitórias de um dos rivais certamente aplainará o caminho para o acesso. Uma vitória e um empate também podem ajudar.

O PSC desfruta de um “turno” menos cansativo, pois vai fazer seus primeiros três jogos em Belém. Tem a possibilidade de fechar a primeira metade com 9 pontos, desde que vença Ypiranga, Remo e Londrina, ou 7 pontos, com vitórias sobre os visitantes e um empate no Re-Pa.

O Remo tem rota inicial diferente. Joga fora de casa, amanhã, depois encara o clássico e recebe o Ypiranga, em Belém. A impressão geral é de que pode embalar na competição caso vença o Londrina logo na estreia.

De toda sorte, para conquistar o acesso é preciso fazer o dever de casa (9 pontos) e pelo menos dois empates ou uma vitória como visitante. Campanha exclusivamente caseira não garante a classificação. Pela necessidade de pontuar fora, o desempenho de atacantes como Tcharlles e Marlon será absolutamente decisivo nesta etapa.

Leão reelege Bentes em clima de congraçamento

Com chapa única para o Codir, encabeçada pelo presidente, Fábio Bentes, o Remo realiza hoje uma das mais tranquilas e pacíficas eleições de sua história recente. É um momento de aclamação ao presidente que resgatou a credibilidade pública do clube, estabilizou as finanças e recolocou o futebol em nível competitivo. Se houvesse uma pesquisa de avaliação, sua gestão estaria muito perto da unanimidade.

Dentre seus feitos, destaque para a recuperação do estádio Evandro Almeida, que está perto de receber a nova iluminação.  

O Conselho Deliberativo elegerá 100 conselheiros de uma lista de 111 candidatos. Na Assembleia Geral, a escolha será entre Daniel Lavareda e Luís Cunha. A volta de alguns azulinos à vida do clube, depois de anos de afastamento, também é saudada como reflexo da boa administração. Ricardo Sefer (procurador geral do Estado) é um exemplo.

Simpatia do Bambino aplacou as mágoas de 82

A morte de Paolo Rossi reavivou memórias desagradáveis para quem vivenciou as angústias da Copa de 1982. Trabalhava na redação de O Liberal à época, editando o caderno de esportes com os saudosos Imar Nunes e Julio Lynch. Naquele fatídico dia tínhamos a convicção de que o time brasileiro iria atropelar a Azzurra, no estádio Sarriá.

Nossos problemas naquele dia atendiam por um nome: Rossi, que iludia com aquela falsa fragilidade da magreza do corpo. Surgia como um demônio entre os zagueiros, aproveitando os mínimos deslizes (de Cerezo e Junior), com o auxílio luxuoso do excelente Cabrini.

Engraçado é que mesmo quando o jogo estava 2 a 1 para os italianos, quase todo mundo acreditava em empate e virada. Mas, no terceiro gol, comecei a encarar os fatos. O dia era de Rossi. Se o Brasil igualasse de novo – e quase conseguiu –, ele iria certamente fazer o quarto.

Nos anos seguintes, em entrevistas, Rossi desconstruiu com simplicidade e carinho a imagem de exterminador do timaço de Telê Santana. O fato é que, com sua morte, a gente descobre que fizemos as pazes com nosso carrasco. 

(Coluna publicada na edição do Bola desta sexta-feira, 11)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s