Mobilização funcionou: Tourinho é nomeado reitor da UFPA

REITOR EMMANUEL ZAGURY TOURINHO FOTO ALEXANDRE DE MORAES 4

A mobilização democrática funcionou: saiu a nomeação do professor Emmanuel Tourinho para reitor da UFPA. Tourinho foi eleito por ampla maioria como 1º colocado na lista tríplice e sua nomeação esteve pendente por várias semanas. A nomeação saiu hoje no Diário Oficial da União.

O esforço juntou entidades e figuras das mais diversas áreas, em defesa da autonomia universitária. Um dos defensores da nomeação de Emmanuel Tourinho foi o senador Jader Barbalho (MDB-PA), que se posicionou publicamente e enviou mensagem ao presidente Jair Bolsonaro.

Imagem

Eleito com 92,7% dos votos válidos da consulta acadêmica e primeiro nome da lista tríplice, o professor Emmanuel Zagury Tourinho foi reconduzido à Reitoria da Universidade Federal do Pará através de portaria publicada no Diário Oficial da União (reprodução acima) desta quarta-feira, 14, com data de ontem, 13 de outubro.

Pelo ato, o presidente da República nomeou e reconduz Tourinho ao cargo de reitor da maior instituição pública de ensino superior da Pan-Amazônia.

Deixe uma resposta