Casa Civil da Presidência questiona eleição da UFPA

Reitoria da UFPA — Foto: Thiago Pelaes / UFPA

Como já ocorreu em outras universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício à Universidade Federal do Pará (UFPA) solicitando readequação do processo de consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitor da instituição. Segundo o MEC, a Casa Civil da Presidência da República encontrou inconformidade no processo de consulta informal à comunidade realizada pela UFPA, por ter sido adotado o mesmo peso aos votos de professores, estudantes e técnicos. O assunto foi debatido em reunião virtual do Conselho Universitário (Consun) da UFPA nesta terça (29).

Ainda de acordo com o ofício, a universidade poderia realizar a consulta informal à comunidade acadêmica antes da lista tríplice, mas o pleito deve possuir votações com pesos diferentes, sendo 70% para o corpo docente.

No entanto, segundo a assessoria da UFPA, o processo de consulta à comunidade não é obrigatório e está desatrelado da votação da lista tríplice pelo Consun, que é a instância que tem o poder de escolha dos candidatos que podem ser nomeados reitor.

A consulta acadêmica informal para escolha do novo reitor da UFPA foi realizada em junho, dentro da mais completa normalidade e decidido por ampla maioria. O atual gestor, Emmanuel Tourinho, foi o vencedor com 92,7% dos votos. A partir do resultado das eleições, o Conselho Universitário votou e enviou ao MEC a lista tríplice de candidatos.

Por inconsistente, o motivo alegado pela Casa Civil do governo despertou imediata desconfiança da comunidade acadêmica, que já se mobiliza em favor do respeito à lista tríplice encabeçada por Emmanuel Tourinho. Bolsonaro dá sinais de que vai insistir em contrariar as regras de atender a vontade da maioria. (Com informações do G1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s