Como nossos pais

Imagem

POR GERSON NOGUEIRA

Ser pai é uma bênção, uma glória que Deus pai concede. Tenho a sorte de ser filho e pai, o que permite entender melhor a natureza das coisas. Nasci pobre, sigo pobre, mas rico em experiências acumuladas, nababescas oportunidades de conhecimento.

Não reclamo; agradeço. Não sofro; festejo, todos os dias. Estar vivo é um prêmio para os que sofreram para crescer, amadurecer e procriar.

A imagem acima, do filme “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica, clássico do neo-realismo italiano, sempre me comove. Diz muito não exatamente do que vivi, mas do que vi ao longo de 62 anos de existência.

O pai, alvo da ira do sistema é envolvido em um caso de roubo, exprime no rosto vincado as agruras de um homem pobre sem expectativas. O filho, mesmo pequeno, já aprendendo a encarar o lado barra-pesada da vida. Milhares de nós, brasileiros, contemplam essa dura realidade.

O domingo é de comemoração pelo Dia dos Pais, uma data feliz. Meu coração vermelho e indomável não consegue deixar de ver injustiça até nesses momentos, que Deus me perdoe.

Parabéns a todos os pais. Viva ‘seu’ José Dias!

4 comentários em “Como nossos pais

  1. É verdade, minha querida. Eu aprendi com meu avô Juca e meu pai José a ser um pai de verdade. Orgulho-me disso. Acho que o melhor de mim é a paternidade.

    Curtir

  2. ……. Cabelos brancos, olhar cansado, profundo, num grito ensinando tanto, os passos lentos de agora, já correram muito na vida. Pode ser que daí você sinta qualquer coisa, depois de tantos anos em busca de paz. Pai, senta aqui, o jantar tá na mesa, fala um pouco, nos ensina esse jogo da vida. Pai me perdoa a insegurança, sei que nos seus passos, você foi mais Eu, queria só encostar no seu peito, pedir pra você ir lá em casa brincar, de vovô, com meus filhos. Pai, você faz parte do caminho, que graças a Deus, eu sigo em Paz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s