Opção para um Leão ofensivo

POR GERSON NOGUEIRA

Um atacante que foi muito bem avaliado nas primeiras apresentações do Remo na temporada acabou perdendo espaço ao longo da etapa de classificação do Parazão, apesar de evidentes qualidades técnicas. Gustavo Ermel despontou como grande reforço para o ataque azulino ainda sob a direção de Rafael Jaques, mas uma contusão o tirou de combate quando Mazola Junior chegou para assumir o comando.

Dono de dribles curtos, rapidez nas articulações junto à área, facilidade de romper a última linha de marcação e finalização certeira, Ermel chegou ao Evandro Almeida bem credenciado. Todo mundo recordava seu excelente desempenho no Atlético Acreano na temporada anterior, mas não teve como mostrar ao torcedor todo o potencial prometido.

Curiosamente, a quarentena veio em socorro do processo de recuperação do jogador, pois a paralisação igualou as condições físicas e atléticas de todos. Na entrevista on-line que Ermel concedeu ontem fica claro que o jogador está pronto para entrar na disputa por um lugar no ataque azulino na retomada das competições.

Gustavo Ermel valoriza grupo e prega evolução constante | Remo 100%

Aos 25 anos, Ermel reúne chances de vir a ser o parceiro ideal para o experiente Zé Carlos na linha de frente. Com a saída de Jackson, principal goleador do time e que era escalado com Giovane, Ermel pode ser a alternativa para um modelo ofensivo mais rápido. É fato que o sistema com dois atacantes pesados e fixos na área não vingou, o que abre a perspectiva de Mazola vir a utilizar um atacante de lado.   

Há 15 dias treinando com os companheiros como preparação para o Estadual e a Série C, adaptando-se ao forte calor de Belém nesta época do ano e habituando-se ao sistema preferido do treinador. Um aspecto facilita ainda mais as coisas para Ermel: apesar de especialista nas beiradas do campo, ele atua em todas as faixas do ataque podendo funcionar também como um ponto de conexão com a meia-cancha.

Ao lado dele, o Remo tem a vantagem de contar com outros habilidosos dianteiros, capazes de revezar satisfatoriamente nos jogos, que agora contam com a opção de cinco substituições. Hélio Borges e Wallace são jogadores já testados por Mazola, com sucesso, e que podem vir a se integrar e injetar juventude a um esquema que certamente terá Zé Carlos como referência.

Manifesto de 16 clubes apoia MP e descortina racha na Série A

Quase todos os clubes da Primeira Divisão divulgaram um comunicado que mostra apoio pleno à medida provisória do governo (apelidada de MP do Flamengo), que concedeu aos mandantes de jogos a “prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, fixação, emissão ou transmissão, retransmissão ou reprodução dos direitos de imagem, por meio ou processo, do espetáculo desportivo”. Uma análise rápida da situação faz crer que a norma pode ser  benéfica, mas alguns pontos deixam interrogações e preocupações no ar.

Imagem

Por essa razão, contra a corrente encabeçada pelo Flamengo, o manifesto não leva a assinatura de Botafogo, Fluminense, Grêmio e São Paulo, clubes que se posicionaram desde o início dos debates contrários às definições impostas pela MP. Questionam a decisão de afogadilho, sem que todos os clubes fossem consultados e ouvidos. Vale lembrar que Bota e Flu têm marchado unidos desde a batalha “pela vida” no Campeonato Carioca, comprando briga direta com a atrapalhada e vingativa federação do Rio. 

Acima da fato óbvio de que a MP visou originalmente atender aos interesses do Flamengo em conflito aberto com a Globo, detentora dos direitos de transmissão e comercialização dos jogos da Série A brasileira, os quatro dissidentes receiam que a nova ordem não atenda plenamente todas as 20 agremiações.

E mais: há o temor de que possa vir a desestabilizar economicamente a maioria dos clubes, nem todos estruturados para atrair patrocínios e contratos individuais lucrativos. O “cada um por si” pode parecer libertário, mas tem o potencial de tornar a distribuição de ganhos econômicos ainda mais injusta na elite do futebol brasileiro.

Já os signatários aplaudem a MP e apontam alguns itens que justificariam a aprovação. O primeiro deles seria o fim dos “apagões”, aquelas partidas que ficavam sem transmissão por TV devido a impasses contratuais, problema comum até o ano passado. Isso viria também em benefício do torcedor, que teria a opção de acompanhar todos os jogos.

Antes da MP, mais da metade dos jogos do Brasileiro não podiam ser exibidos na TV fechada. A medida provisória é festejada pelos 16 clubes também por “empoderar os clubes a negociar seus direitos e incentiva a união entre as equipes”.

O manifesto ataca a legislação anterior, considerada anacrônica em relação à negociação dos direitos esportivos. “A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais”.

É, pode ser.

Castanhal assume ambições em relação ao Parazão e à Série D

Um novo reforço foi anunciado anteontem pelo Castanhal para a continuação do Estadual no esforço para assegurar a conquista de vaga na Série D 2021 e na Copa do Brasil. O clube oficializou a contratação do atacante Betinho, de 20 anos, emprestado junto ao Remo até o fim do Parazão. Já passou por Pinheirense, Desportiva e Fast Clube (AM).  

Outra aquisição é o lateral direito Magnum, que volta ao Japiim após boa passagem em 2019. Esteve no São Raimundo e no Amazonas (AM). Rafael Lima é um beque para tornar ainda mais alta a defensiva da equipe dirigida pelo Rei Artur. Veio do Real Ariquemes e tem no currículo clubes como Barra da Tijuca, Bonsucesso, Tigres do Brasil, Artisul, Potiguar de Mossoró, Icasa de Juazeiro.

Outro reforço é o goleiro Iago, de 24 anos, que retorna (pela 3ª vez) ao Castanhal após ter se destacado na temporada passada. Revelado pela Portuguesa de Desportos, seu último clube foi a Portuguesa Santista. É uma aposta para dar segurança ao time, que andou sofrendo gols defensáveis no início deste Parazão. 

(Coluna publicada na edição do Bola desta sexta-feira, 17)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s