Obras de infraestrutura ampliam oportunidades de desenvolvimento no Xingu e no Tapajós

Há quatro anos o cabeleireiro Hélio Bahia montou uma barbearia na Rua Mário Covas, uma das vias beneficiadas por obras estaduais de drenagem profunda e pavimentação no município de Rurópolis, no oeste do Pará. “Quando cheguei aqui as coisas eram diferentes. Nesses quatro anos, agora vi que as coisas estão mudando. Tô gostando. Espero que saia logo o asfalto. Agora tenho um novo ânimo de vida, uma nova perspectiva. Acredito que agora a cidade vai mudar”, afirmou o cabeleireiro.

Além da rua Mário Covas, outras 19 vias vão receber as obras de urbanização. Um investimento do governo do Estado na infraestrutura do município, que vai ampliar as condições para o desenvolvimento e proporcionar mais qualidade de vida à população. Essa é a expectativa do prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha (PMDB), para quem “o asfalto é um benefício muito importante para a nossa cidade. No inverno é um problema grande de lama, e no verão a poeira. Esse trabalho vem trazer benefícios e qualidade de vida para a população, pois atende às necessidades do povo de Rurópolis”.

Acesso à educação – Além de Rurópolis, obras de pavimentação estão sendo executadas no município de Trairão, no sudoeste, que vai dispor de 12 quilômetros de vias pavimentadas. Os benefícios já começaram a chegar à Rua Fernando Guilhon, no bairro Industrial, onde está localizada a Escola de Ensino Infantil Pequeno Príncipe. Segundo a professora Priscila Oliveira, “nossa situação melhorou bastante depois que colocaram o asfalto. Antes chovia e ficava tudo sujo, com lama. Nossos alunos tinham dificuldade para acessar a escola”.

Para o prefeito de Trairão, Valdinei Ferreira (PSDB), a pavimentação é um anseio da população local. “É um projeto rico de drenagem, calçada e meio-fio, que vem para amenizar problemas como lama e poeira. Essa pavimentação vai ajudar bastante o nosso povo”, garantiu o gestor municipal.

As obras de pavimentação e drenagem profunda integram o Programa Municípios Sustentáveis e contam com investimentos externos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do New Development Bank (NDB), instituições internacionais que apoiam a realização de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. O investimento vai gerar novas perspectivas para 12 municípios das regiões de Integração Xingu e Tapajós.

No município de Uruará as obras em execução já trouxeram novo ânimo para os moradores, como a dona de casa Maria Souza, moradora da Avenida Pará. “Antes eu estava muito triste. Agora só tenho que agradecer. Nossa rua era só buraco e lama. A gente não tinha nem como sair. Agora vamos ter uma nova vida”, disse a moradora.

Os trabalhos do governo estadual prosseguem até o final de 2020. A previsão é que em dezembro as obras de drenagem e pavimentação sejam concluídas em todos os municípios beneficiados pelo programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s