Papão começa a reforçar o ataque

POR GERSON NOGUEIRA

Com o campeonato confirmado para começar no dia 1º de agosto, como definido pelo conselho técnico, os clubes começam a acelerar os preparativos, o que inclui a contratação de reforços para a retomada. O Castanhal anunciou o zagueiro Rafael Lima (ex-Real Ariquemes), o Remo confirmou cinco aquisições (Zé Carlos, Júlio Rusch, Lucas, Kevem e Everton Silva).

O Paysandu oficializou a contratação do... - Paysandu Informações ...

Faltava alguma notícia por parte do PSC, que se manteve em silêncio desde a volta aos treinamentos. Ontem, finalmente, surgiu o primeiro nome para se juntar aos 29 atletas do elenco. É o atacante Erik Bessa, de 24 anos, velocista que joga pelos lados do campo, com 4 gols marcados em 2019.

É claro que a cautela demonstrada pelo clube se justifica por duas razões importantes. O Papão não tem as mesmas necessidades das outras equipes, pois foi o único clube que manteve intacto o elenco que disputou a primeira fase de classificação do Estadual, e ainda teve o retorno de dois jogadores que estavam cedidos a outros clubes – Alan Calbergue e Victor Diniz.

A segunda justificativa é a própria crise financeira que afeta o futebol após quatro meses de paralisação de atividades, sem garantia de receita que permita aos clubes arriscar em novos investimentos. No caso específico do PSC, há o receio de novos endividamentos em meio a uma verdadeira tempestade de ações trabalhistas referentes à temporada 2018.

Ao todo, 20 atletas acionaram judicialmente o clube. A somatória das ações alcança R$ 5,3 milhões, com a ressalva de que são processos em andamento, alguns nem iniciados, que podem ser parcialmente revertidos ou alvos de negociação. Acrescente-se a isso valores cobrados pela BWA.

Ao oficializar o primeiro reforço, vindo do futebol goiano, o executivo de futebol Felipe Albuquerque ressaltou a qualidade técnica de Bessa, que atua pelos lados e é um bom assistente. Um reforço para o ataque, onde Nicolas se mantém como ave solitária desde o ano passado.

Outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias, provavelmente um meia-armador e um lateral-direito. O clube, porém, não confirma nenhuma movimentação no mercado em busca de atletas.

Parazão tem início mantido e decisão em plena Série C

A ideia de antecipação do começo do Parazão em pelo menos uma semana não vingou. A proposta partiu do PSC, que teme o desgaste gerado pela sobreposição de datas do Estadual com a Série C. O Remo, também participante do Brasileiro, não sugeriu mudança no calendário já aprovado, alegando que já tem programação em andamento.

De qualquer modo, a alteração nas datas da Série C, que agora vai começar a 9 de agosto, impôs adaptações na tabela das semifinais e decisão do Parazão. Os jogos decisivos do Estadual serão realizados nos meios de semana, entre a primeira e a terceira rodadas do Brasileiro.

O primeiro semifinalista é o PSC, já classificado. O Remo está virtualmente garantido, dependendo de um ponto em dois jogos. Águia de Marabá (5°) e Independente (6°) terão que vencer os dois jogos e torcer por vacilos de Castanhal (3º) e Paragominas (4º). O Bragantino (7º) tem chances remotas de classificação.

Um brasileiro se aproxima de recorde na Espanha

O Brasil tem uma longa tradição de presença no futebol da Espanha. O início foi nos anos 30 com a contratação de Fernando Giudicelli pelo Real Madrid, sem grande sucesso, mas nas décadas seguintes o caminho foi trilhado por vários jogadores de alto calibre.

Didi, por exemplo, chegou ao Real em 1959 com cartaz de astro internacional após comandar a meiúca da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Evaristo Macedo e Canário foram outros brazucas contratados nessa leva. Canário ajudou o Real a ganhar, em 1960, a Copa dos Campeões da Europa.

A partir dos anos 80, o fluxo de atletas brasileiros se ampliou em relação à Espanha. Tempos de Romário, Roberto Carlos, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Daniel Alves e Marcelo, cuja trajetória pode ser enriquecida com a conquista da La Liga deste ano.

Com quatro pontos de frente sobre o Barcelona, a duas rodadas do fim do certame, o Real tem a faca e o queijo na mão para levantar a taça e Marcelo pode atingir a marca de cinco títulos nacionais, ficando a uma conquista de Daniel Alves, que, pelo Barcelona, acumulou seis títulos.

Caso o campeonato seja conquistado neste final de semana, Marcelo irá igualar Dani Alves no total de títulos oficiais, pois tem no cartel 21 taças – 4 da Liga dos Campeões, 4 do Mundial de Clubes, 3 da Supercopa da Uefa, 4 de La Liga, 4 da Supercopa da Espanha e 2 da Copa do Rei.

Revelação do Fluminense, Marcelo continua a frequentar convocações da Seleção Brasileira e tem contrato com o Real até 2022, o que lhe dá a chance de ganhar pelo menos mais dois títulos espanhóis. Se isso ocorrer, passará a ser o brasileiro mais vitorioso no torneio por um mesmo clube.

Meritocracia à brasileira na Corte maior do esporte

Nota publicada por Lauro Jardim, ontem, em O Globo, revela o tamanho dos conchavos e manobras políticas de bastidores que fazem do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, há muito tempo, abrigo para filhos e parentes de magistrados. O futebol, tema dos debates e atribuições da corte, passa a ser veículo para acomodar interesses maiores.

Segundo o jornalista, foi formalizada a eleição de Otávio Noronha para presidir o STJD. Filho de João Otávio Noronha, presidente do STJ, ele fica no cargo até 2022. A eleição foi por aclamação, sem qualquer disputa.

Desde que Paulo César Salomão Filho, sobrinho de Luís Felipe Salomão, também integrante do STJ, foi eleito há dois anos, já havia um acordo tácito entre os membros do tribunal para que o jovem Otávio assumisse o posto neste ano. Tudo em casa, portanto.

(Coluna publicada na edição do Bola desta quarta-feira, 15)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s