O adeus do nobre carbonário Alfredo Sirkis

Alfredo Sirkis, ex-deputado federal pelo PV, morreu nesta sexta-feira (10), aos 69 anos, em acidente de carro. O acidente aconteceu próximo ao Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu (RJ). Sirkis estava a caminho do sítio da família em Vassouras, para encontrar o filho. O acidente ocorreu na rodovia Raphael de Almeida Magalhães, próximo ao quilômetro 74, na pista sentido Itaguaí. O carro do ex-deputado capotou. Ainda não há informação sobre a causa do acidente. A perícia não foi concluída.

Sirkis foi um dos fundadores do Partido Verde no Brasil. Escreveu “Os Carbonários”, livro definitivo sobre a luta armada e a resistência de esquerda durante a ditadura militar.

Há cinco dias, Sirkis se protegeu com um gorro e uma máscara improvisada, feita de uma camiseta branca, que só deixava seus olhos aparentes, para fazer um passeio de bicicleta pela Zona Portuária do Rio. O ex-deputado federal, morto nesta sexta-feira 10, em decorrência de um acidente de carro, na altura de Nova Iguaçu, fotografou os casarios, os grafites e a paisagem local, que se orgulhava de ter ajudado a revitalizar. “Devidamente preparado, fui passear de bicicleta na área portuária cuja revitalização iniciei”, escreveu, sobre seu último rolê na cidade.

Alfredo Sirkis e a mulher, Ana Borelli

Sirkis, que faria 70 anos em dezembro, estava fazendo muitas lives nas últimas semanas por conta do lançamento de seu livro, “Descarbonário”. Para um destes lançamentos virtuais, o jornalista e escritor pediu uma ajudinha para Dona Lila, sua mãe de 96 anos, a quem deveria encontrar neste fim de semana, no sítio da família, próximo a Vassouras, no Sul do estado. Esperava por ele também o filho Guilherme. Sirkis era casado com a editora Ana Borelli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s