Pilotos da F1 se recusam a fazer gesto antirracista

Seis pilotos se recusaram a fazer o gesto antirracista na primeira corrida da F1. Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Daniil Kvyat, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi ficaram de pé, enquanto os demais se ajoelhavam em frente à faixa de “End racism”.

Antes da largada do GP da Áustria neste domingo (5), na abertura da temporada de 2020 da Fórmula 1, os pilotos da modalidade fizeram um protesto pedindo o fim do racismo. No entanto, seis competidores não se ajoelharam durante a execução do hino. Na véspera da corrida, não houve consenso sobre o gesto em reunião marcada com os 20 participantes. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. 

Imagem

O fato incomodou Lewis Hamilton, de 35 anos, único negro no grid da F1, diz a reportagem. O gesto tem se repetido em várias manifestações do esporte, inclusive na Premier League e na La Liga espanhola, após a morte do negro George Floyd, imobilizado e asfixiado por um policial branco em Mineápolis (Minnesota), nos Estados Unidos.  

Antes da prova, pelo Twitter, os pilotos Charles Leclerc (Ferrari) e Verstappen (Red Bull) tentaram explicar nas redes sociais o motivo de não terem se ajoelhado. “Acho que o que importa são os fatos e comportamentos diários, e não os gestos formais que podem ser vistos como controversos em certos países”, escreveu o piloto da Ferrari.

“Acho que todo mundo tem o direito de se expressar quando e como quiser”, disse Verstappen. “Não vou me ajoelhar, mas respeito e apoio as escolhas pessoais de cada piloto”.

A dúvida: racismo atávico, desinformação ou falta de empatia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s